Os 27 brasileiros que participaram da viagem organizada pela Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa) à Espanha, um dos países mais importantes na produção de alho no mercado internacional, retornaram, nesta segunda-feira (10), ao Brasil, após uma semana de aprendizado e troca de experiências. A primeira parada foi na Fruit Attraction 2022, em Madrid, considerada a segunda maior feira Internacional do setor de frutas e vegetais da Europa. A presença nesse evento marcou o início da divulgação do alho brasileiro no exterior. “Graças à articulação da Anapa com a Abrafrutas, conseguimos espaço para expor o nosso produto lá fora e abrir portas para nos tornamos exportadores no futuro”, destacou o presidente da Anapa, Rafael Corsino.
Depois da Fruit Attraction, em Madri, o grupo seguiu para Segóvia, onde tiveram a oportunidade de conhecer o projeto Alimentos de Segóvia. Na ocasião, a representante da Anapa, Tatiana Reis, e o presidente da Associação Mineira dos Produtores de Alho (Amipa), Flávio Márcio Ferreira da Silva, explicaram o trabalho das associações e a produção de alho no Brasil. A atividade contou com a presença da deputada Noemí Otero (Deputada da Área de Emprego, Promoção Provincial e Sustentabilidade) e do presidente da Associação de Alho de Vallelado, Óscar Cuéllar. Em seguida, o grupo visitou a propriedade do produtor Juan José Viloria, na região de Bahabón.
Na organização da viagem, a Anapa contou com o apoio da AgroBravo e da Maria Isabel Finger, a guia técnica responsável por fazer a tradução e transmitir o conteúdo para os produtores. “O Brasil é referência na agricultura, mas nunca é demais conhecer outras realidades. Essas viagens são importantes momentos de integração, intercâmbio de conhecimento e capacitação dos produtores. É uma oportunidade para temos ideias de como melhorar nosso negócio”, ressaltou Corsino.
Próximas viagens
A Anapa já está definindo os próximos destinos, períodos e valores. Em 2023, devem ser realizadas viagens para os Estados Unidos, com programação para as culturas de alho e cebola; Jordânia/Israel e México. Os interessados em participar podem entrar em contato com a associação. “Esperamos contar com a adesão dos nossos associados e de todos que trabalham para melhorar ainda mais a produção do alho brasileiro, o melhor do mundo”, completou o presidente da Anapa.