A ANAPA é a entidade máxima de representação do produtores de alho do Brasil. Constituída no final dos anos 70, em Gouveia/MG, foi idealizada pelo agrônomo Sergio Mario Regina, na mesma época em que foi implementado, no Brasil, o plano de auto-suficiência da cultura do alho. Inicialmente a ANAPA foi comandada por técnicos da Emater-MG, depois da Epagri-SC e mais tarde por produtores de alho, como o Takashi Chonan, Bercílio da Silva, Gilmar Dallamaria e Jorge Kiryu. Agora, a administração da associação segue com Rafael Jorge Corsino (presidente) e Olir Schiavenin (vice-presidente).
Desde sua fundação, a ANAPA tem como missão organizar os produtores e a produção de alho, fortalecer e defender os interesses do setor, especialmente na questão da política agrícola. Com o fortalecimento institucional e político, a associação passou a atuar com mais eficiência no setor político de defesa comercial do setor alheiro, com destaque aos processos de antidumping e no controle de qualidade do produto. A instituição também tem atuado na viabilização de recursos para a pesquisa e extensão rural, aumento da produção, divulgação das qualidades do alho como alimento, abastecimento, entre outros.
Pelo trabalho desenvolvido há mais de quatro décadas, a ANAPA passou a ser sinônimo de credibilidade e de luta dentro do setor nacional.
Valores:
Respeito aos nossos associados;
Compromisso com o fortalecimento da produção do alho nacional;
Excelência e transparência na gestão dos recursos da associação;