O presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA), Rafael Jorge Corsino, recebeu servidores que trabalham com registros de produtos fitossanitários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), na última terça-feira (27). Corsino, que também é produtor rural, abriu as portas de sua empresa para mostrar a realidade vivida pelos produtores rurais.
“Essas visitas técnicas são muito importantes, pois os servidores que constroem ou ajudam a construir as leis que impactam diretamente no setor produtivo, tem de conhecer a realidade do agricultor e as dificuldades do campo, se atualizar com o processo produtivo, que é muito dinâmico”, avaliou o presidente.
A comitiva, organizada pelo gerente geral de toxicologia da ANVISA, Carlos Alexandre Oliveira Gomes, reuniu 20 servidores, incluindo o diretor associado do Departamento de Agricultura e Agroalimentos do Canadá, Marcos Alvarez.
Os funcionários da ANVISA conheceram as instalações de packing house e observaram de perto as tecnologias de aplicação de defensivos agrícolas, como os equipamentos de proteção individual, pulverizadores costais e tratorizados, bicos de aplicação, entre outros.
Na visão do presidente da ANAPA, visitas técnicas como esta, poderiam fazer parte da rotina de todos os servidores que trabalham em órgãos legislativos, de fiscalização e controle. “As leis, resoluções e instruções normativas têm de convergir com a realidade, não podem ser construídas apenas em gabinetes. É necessário que os servidores conheçam o dia a dia do produtor”, finalizou Corsino.