Por Imprensa Anapa
A retomada dos eventos do setor agrário em São Marcos ocorre no dia 5 de novembro com a realização do 33º Encontro Nacional dos Produtores de Alho. Ao mesmo tempo em que os agricultores da Serra Gaúcha se preparam para colher a safra deste ano, eles terão a oportunidade de debater sobre o mercado e as perspectivas futuras.
São Marcos foi o município escolhido para essa retomada por ser o maior produtor de alho do Rio Grande do Sul. O Encontro Nacional ocorrerá a partir das 13h30min, no salão paroquial. As atividades serão realizadas de forma híbrida com participação presencial e online, inclusive com transmissão em libras. Durante toda a tarde, os agricultores assistirão a palestras técnicas, discussão e planejamento do mercado, os quais giram em torno do tema Alho – Desafios, Mercado e Inovação.
“O 33º encontro será em formato híbrido, tanto online como virtual. Era para ter ocorrido no ano passado, porém foi cancelado em virtude da pandemia. Este ano vamos fazer com um número “x” de participantes, acho que é somente 300 pessoas presenciais e depois disto terão as palestras durante o cronograma do encontro. A programação começa as 13h com início das inscrições, para quem já fez a inscrição fica autorizado à participar de forma presencial e os demais que não tenham feito a inscrição antecipada partiram para a parte online“, destacou o secretário de Agricultura, Glaucio Brochetto.
Para participar, os agricultores devem se inscrever previamente através de um formulário disponível em https://bit.ly/encontrodoalho (Facebook/Encontro Nacional dos Produtores de Alho). Importante destacar que seguindo os protocolos exigidos pelo Decreto Estadual 56.120, de 1º de outubro, bem como decreto municipal em vigência, é imprescindível apresentar o comprovante de vacinação, além de uso contínuo de máscara e distanciamento durante todo o encontro.
A programação contará com palestra do engenheiro agrônomo e pós-doutor em Fitopatologia, Leandro Luiz Marcuzzo, que falará sobre o tema Queima bacteriana do alho. A bacharel em Agronomia, Rafaela Meneguzzo, abordará sobre a Direção do Plantio e o engenheiro agrônomo e pesquisador Marco Antônio Lucini destacará sobre As Práticas e Noções do Mercado. O encerramento terá painel com o presidente da Anapa, Rafael Corsino, que abordará sobre o atual mercado, as novas tecnologias e o custo da produção.
O objetivo do Encontro Nacional do Alho é conscientizar os agricultores sobre a importância do setor e apresentar análises da produção e do mercado, além de debater temas relevantes da cultura. Conforme dados da Associação Nacional de Produtores de Alho (Anapa), em 2020, o Brasil produziu 200 milhões de quilos de alho, sendo que 55% do alho consumido vem do mercado interno e o restante de outros países. Na Serra Gaúcha, o mercado do alho possui 1.000 famílias produtoras, num plantio de 2.000 hectares.
“No dia 5 de novembro, das 13h às 17h30min, deixamos um convite especial a todos os produtores de alho de São Marcos e do nosso país, pois São Marcos é uma referência nacional na produção de alho”, disse Brochetto.
Realização
O evento é realizado numa parceria entre ANAPA e AGAPA, Prefeitura Municipal de São Marcos, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Marcos, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua, Cooperativa Agrícola Mista Rio Branco e apoio da Emater-RS e FETAG-RS.
Programação:
13h – Início das inscrições
13h30 – Abertura Oficial e pronunciamento das autoridades
14h – Eleição da presidência Anapa e Agapa
14h15 – Palestra com o engenheiro agrônomo e pesquisador, Leandro Marcuzzo, sobre ‘Queima bacteriana do Alho’
15h – Palestra com a bacharel em Agronomia, Rafaela Meneguzzo, sobre ‘Direção de Plantio’
15h30min – Palestra com o engenheiro agrônomo e pesquisador Marco Antônio Lucini, sobre ‘As Práticas e Noções de Mercado’
16h15min – Espaço das Associações Estaduais
16h30min – Painel com o presidente da Anapa, Rafael Corsino
17h30min – Encerramento
fonte: https://leouve.com.br