Ação beneficia mais de mil famílias de catadores de matérias recicláveis
As Associações Nacionais dos Produtores de Alho (ANAPA) e Cebola (ANACE), por meio da ação AgroFraterno, entregaram 30 toneladas de alimentos para mais de mil famílias de catadores de materiais recicláveis do Distrito Federal. A iniciativa aconteceu no Pátio Ferroviário de Brasília, na sede da Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do DF (CENTCOOP), na última quinta-feira (26).
As doações arrecadas foram feitas por duas empresas alimentícias da região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (PADF). A fazenda Matrice contribuiu com 15 toneladas de Cebola e a fazenda Wehrmann com 15 toneladas de batata. Os alimentos foram doados ao cooperados ligados à CENTCOOP.
Estiveram presentes na entrega dos alimentos, o presidente das associações, Rafael Jorge Corsino, além de representantes do governo federal e de cooperativas. O AgroFraterno faz parte da rede de solidariedade integrada pelo Ministério da Cidadania, Pátria Voluntária e Sistema S.
Para o presidente da ANAPA e ANACE, este gesto de caridade é de extrema importância, principalmente pelo momento delicado que o país enfrenta, com incertezas causadas pela pandemia da covid-19 e aumento do desemprego.
“Eu estou no campo diariamente e vejo a realidade dos meus funcionários que trabalham na roça, muitos deles saem de suas cidades natais para tentar a sorte e o sustento de suas famílias em outros Estados, trabalhando na terra, sendo plantando ou colhendo os alimentos que vão para a mesa do consumidor brasileiro. Assim como vocês aqui hoje presentes, que são coletadores de materiais recicláveis, um trabalho muito digno, graças a vocês podemos reutilizar o lixo que para muitos não tem valor nenhum, mas hoje é o sustento de muitas famílias”, destaca Corsino.
Na próxima semana está previsto uma nova doação com aproximadamente 45 toneladas. O evento acontecerá novamente no Pátio Ferroviário de Brasília e terá a presença de representantes do Governo Federal, tais como: o Ministro da Cidadania, João Roma e da primeira dama, Michele Bolsonaro.