News

Produtores de alho e cebola entregam mais de 30 toneladas de alimentos no DF

27 de agosto de 2021

Ação beneficia mais de mil famílias de catadores de matérias recicláveis

As Associações Nacionais dos Produtores de Alho (ANAPA) e Cebola (ANACE), por meio da ação AgroFraterno, entregaram 30 toneladas de alimentos para mais de mil famílias de catadores de materiais recicláveis do Distrito Federal. A iniciativa aconteceu no Pátio Ferroviário de Brasília, na sede da Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do DF (CENTCOOP), na última quinta-feira (26).

As doações arrecadas foram feitas por duas empresas alimentícias da região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (PADF). A fazenda Matrice contribuiu com 15 toneladas de Cebola e a fazenda Wehrmann com 15 toneladas de batata. Os alimentos foram doados ao cooperados ligados à CENTCOOP.

Estiveram presentes na entrega dos alimentos, o presidente das associações, Rafael Jorge Corsino, além de representantes do governo federal e de cooperativas. O AgroFraterno faz parte da rede de solidariedade integrada pelo Ministério da Cidadania, Pátria Voluntária e Sistema S.

Para o presidente da ANAPA e ANACE, este gesto de caridade é de extrema importância, principalmente pelo momento delicado que o país enfrenta, com incertezas causadas pela pandemia da covid-19 e aumento do desemprego.

“Eu estou no campo diariamente e vejo a realidade dos meus funcionários que trabalham na roça, muitos deles saem de suas cidades natais para tentar a sorte e o sustento de suas famílias em outros Estados, trabalhando na terra, sendo plantando ou colhendo os alimentos que vão para a mesa do consumidor brasileiro. Assim como vocês aqui hoje presentes, que são coletadores de materiais recicláveis, um trabalho muito digno, graças a vocês podemos reutilizar o lixo que para muitos não tem valor nenhum, mas hoje é o sustento de muitas famílias”, destaca Corsino.

Na próxima semana está previsto uma nova doação com aproximadamente 45 toneladas. O evento acontecerá novamente no Pátio Ferroviário de Brasília e terá a presença de representantes do Governo Federal, tais como: o Ministro da Cidadania, João Roma e da primeira dama, Michele Bolsonaro.