Goiânia/GO – O presidente das associações nacionais dos produtores de alho (ANAPA) e de cebola (ANACE), Rafael Jorge Corsino, ressaltou a importância do associativismo para as cadeias produtivas do país, durante o 2 Congresso Luso Brasileiro de Horticultura, que ocorreu em Goiânia, na última semana. O presidente participou do painel “oportunidades e desafios para o crescimento de hortaliças”, que contou, ainda, com a participação dos profissionais Thiago Factor e Alexandre Pereira.
Em debate na mesa redonda, Corsino destacou que o gargalo desafiador e imprescindível para o fortalecimento do setor, passa também pelas questões de registro e regulamentação dos produtos fitossanitários; pelo melhoramento genético; e, pelo transporte.
“O mercado de hortaliças no Brasil é altamente diversificado, com muito potencial”, afirmou Rafael Corsino.
Congresso Luso Brasileiro
Realizado a cada dois anos, um ano no Brasil e outro em Portugal, o Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura foi proposto com o intuito de criar um espaço de conhecimento, troca de experiências, pesquisas e inovações, além da criação de fórum que articula com todas as partes interessadas na discussão e desenvolvimento nos diferentes ramos da horticultura do Brasil e de Portugal. A programação contempla workshops, conferências, plenárias, mesas-redondas e visitas técnicas, envolvendo o tema “Pesquisa e Inovação em Diálogo com as Empresas”, aberta a investigadores, técnicos e empresários dos diferentes ramos da horticultura que atuam em todos os países de língua oficial portuguesa.
Patrocínio
A ANAPA foi uma das apoiadoras do Congresso devido a importância do evento para o segmento.