News

Presidente da ANAPA se reune com a Receita Federal e deputados da região Sul

04 de fevereiro de 2016

Rafael Corsino – Presidente da ANAPA se reuniu no início desse mês com o subsecretário da Receita Federal Sr Jose Carlos de Araújo e Sr Ronaldo Salles Coordenador geral Aduaneira e os Deputados do RS Mauro Pereira e Jerônimo Goergen e Deputado de SC Valdir Colatto para tratar de toda problemática nas importações ilegais de alho vindo da China.

A reunião aconteceu no Ministério da Fazenda, órgão responsável pela Receita Federal e pelas fiscalizações nos portos brasileiros. Estiveram presentes 3 deputados federais da região sul e foi discutido sobre toda a problemática da importação ilegal do alho vindo da China . Rafael levou várias informações e cópias dos ofícios que foram protocolados pela ANAPA na Receita Federal no decorrer do ano de 2015 sobre subfaturamento, não pagamento da tarifa dumping, triangulação.

ANAPA_Receita_Federal2

No ano de 2016  também foi protocolado ofícios na Receita Federal e como não tivemos resposta pedimos o apoio dos deputados para marcar a audiência com o secretário da Receita Federal, que enviou o subsecretário Jose Carlos. Rafael Corsino pediu que eles averiguem a situação e que nos dê uma solução com relação a importação de alho ilegal da China porque da maneira que tem acontecido os produtores estão sendo prejudicados e sofrendo prejuízos com supostas irregularidades na importação e os importadores de boa fé também.

Segundo o subsecretário, Jose Carlos, devido as denúncias da ANAPA, eles vem monitorando constantemente e que o Centro de risco da Receita Federal já está avisado e que vai continuar em permanente monitoramento.

ANAPA_Receita_Federal3

Dessa audiência surgiu a idéia juntamente com os deputados de solicitar uma audiência pública o mais rápido possível e convidar a receita federal e demais órgãos envolvidos para estar explicando no plenário da Câmara dos Deputados todos esses problemas que estamos levantando e não temos tido solução. Provavelmente esta acontecerá em Março ou início de Abril.