Rafael Corsino – Presidente da ANAPA se reuniu no início desse mês com o subsecretário da Receita Federal Sr Jose Carlos de Araújo e Sr Ronaldo Salles Coordenador geral Aduaneira e os Deputados do RS Mauro Pereira e Jerônimo Goergen e Deputado de SC Valdir Colatto para tratar de toda problemática nas importações ilegais de alho vindo da China.
A reunião aconteceu no Ministério da Fazenda, órgão responsável pela Receita Federal e pelas fiscalizações nos portos brasileiros. Estiveram presentes 3 deputados federais da região sul e foi discutido sobre toda a problemática da importação ilegal do alho vindo da China . Rafael levou várias informações e cópias dos ofícios que foram protocolados pela ANAPA na Receita Federal no decorrer do ano de 2015 sobre subfaturamento, não pagamento da tarifa dumping, triangulação.
No ano de 2016 também foi protocolado ofícios na Receita Federal e como não tivemos resposta pedimos o apoio dos deputados para marcar a audiência com o secretário da Receita Federal, que enviou o subsecretário Jose Carlos. Rafael Corsino pediu que eles averiguem a situação e que nos dê uma solução com relação a importação de alho ilegal da China porque da maneira que tem acontecido os produtores estão sendo prejudicados e sofrendo prejuízos com supostas irregularidades na importação e os importadores de boa fé também.
Segundo o subsecretário, Jose Carlos, devido as denúncias da ANAPA, eles vem monitorando constantemente e que o Centro de risco da Receita Federal já está avisado e que vai continuar em permanente monitoramento.
Dessa audiência surgiu a idéia juntamente com os deputados de solicitar uma audiência pública o mais rápido possível e convidar a receita federal e demais órgãos envolvidos para estar explicando no plenário da Câmara dos Deputados todos esses problemas que estamos levantando e não temos tido solução. Provavelmente esta acontecerá em Março ou início de Abril.