O presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA), Rafael Jorge Corsino, acaba de ser nomeado o mais novo presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Hortaliças do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União, na última sexta-feira (17), por meio da Portaria Nº 13, que define os membros das Câmaras Setoriais vinculadas ao Conselho Nacional de Política Agrícola.
“Recebo esta missão com muita satisfação e ciente da responsabilidade que terei. Vamos tornar esta Câmara Setorial ainda mais propositiva e trazer para o centro de debates temas relevantes e necessários para fortalecer o setor de hortaliças do Brasil”, comentou Corsino.
A eleição que definiu o presidente e demais encargos da Câmara, bem como designou os titulares e suplentes dos Órgãos e Instituições que compõem o colegiado, ocorreu na última reunião do ano, em 13 de dezembro de 2019. Na ocasião, a turma também elegeu o secretário e o consultor da Câmara Setorial. Com Rafael Corsino, assumem Marconi Lopes de Albuquerque e Ronaldo Troncha, respectivamente.
Sobre as Câmaras Setoriais e temátias do MAPA
As Câmaras Setoriais e Temáticas constituem-se em importantes fóruns de discussão entre os diversos elos das cadeias produtivas, reunindo entidades representativas de produtores, empresários, instituições bancárias e de outros parceiros no setor, além de representantes de órgãos públicos e de técnicos governamentais. Nos encontros são discutidas questões de interesse da cadeia produtiva, tais como manejo, aplicação de defensivos, processo produtivo, comercialização e questões tributárias, e, discutidas matérias que afetam, ou podem vir a afetar o desenvolvimento e o crescimento do agronegócio brasileiro, identificando possíveis entraves que possam interferir no desenvolvimento do setor produtivo e afetar a renda do produtor rural, no sentido de indicar e apontar soluções, desde a produção até a comercialização.