News

Por melões de mais qualidade, por favor

12 de dezembro de 2013

Exigência do consumidor por produtos seleciona dos incentiva investimento de produtores de hortifrútis por sementes de melhor qualidade

Antes cultivado somente com o objetivo de abastecer o mercado externo, principalmente o europeu, o melão do tipo premium, de qualidade superior, vem ocupando há seis anos um espaço cada vez maior nas prateleiras de hortifrútis de supermercados brasileiros. Dois fatores contribuíram para alterar esse cenário: o aumento do poder aquisitivo do brasileiro e o aumento da exigência do consumidor nacional por frutas selecionadas.

“Desde que resolvemos investir no mercado interno, nosso faturamento anual passou de R$ 3,5 milhões para R$ 120 milhões. Percebemos que a resposta era diretamente proporcional ao investimento e decidimos explorar melhor esse mercado”, diz Luiz Barcelos, diretor da Agrícola Famosa.

Localizada entre os Estados do Rio Grande do Norte e do Ceará, região que, de acordo com a Embrapa, planta uma área de 15 mil hectares de melão e representa 90% da produção nacional, a empresa tem como produtos de maior venda, os melões do tipo amarelo e pele-de-sapo.

“Essas variedades têm um pós-colheita excelente, alta produtividade e apresentam resistência de até 25 dias após a colheita. A duração mais longa dessas frutas ajuda muito em viagens mais distantes, como para os centros de São Paulo e Rio de Janeiro, sem que o consumidor perca qualidade do fruto”, explica Kligio Solon, especialista em sementes de melão da Bayer CropScience.

Para Barcelos, a exigência do mercado interno por produtos de melhor qualidade fez com que a parceria entre as empresas de sementes e de produtores de hortifrútis se afinasse ainda mais num intercâmbio de informações, para que pudessem aprimorar algumas características da planta e melhorar outras. “A pesquisa e o melhoramento genético têm nos ajudado muito nesse processo de aperfeiçoamento do produto e quem ganha com isso, certamente, é o consumidor”, conta.

Fonte: http://souagro.com.br/por-meloes-de-mais-qualidade-por-favor/