News

Pesquisador da Embrapa integra a lista das 20 Personalidades AgroValor 2013

27 de dezembro de 2013

Pelo sexto ano consecutivo, o Jornal Agrovalor apresenta em sua edição de dezembro os perfis das 20 personalidades que, de acordo com a redação, mais de destacaram nas diversas áreas ligadas ao agronegócio brasileiro, influenciando e transformando a economia do País. Aldemir Chaim, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) está entre as 20 personalidades de 2013.

De acordo com a direção do jornal, “definir os melhores com base em dados quantitativos não é uma tarefa simples. A complexidade aumenta a medida que a análise envolve critérios dificilmente mensuráveis, como talento, liderança e capacidade de inspirar. Acreditamos, contudo, que é preciso agregar qualidade ao que já se destaca em números”.

A seleção anual das Personalidades AgroValor é realizada pela equipe de repórteres, editores e diretores, dentre um universo de influentes pessoas ligadas ao segmento líder da economia nacional, cujo superavit nos dez primeiros meses de 2013 alcançou  a fantástica cifra de US$ 72,1 bilhões, conforme levantamento do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

Conforme o editorial dessa edição, “na impossibilidade de contemplar todas as vertentes do agronegócio, optamos por distinguir aquelas que melhor posicionaram o país no cenário latino-americano e mundial, como um dos principais fornecedores de alimentos e matérias-primas, apesar dos graves gargalos internos de armazenagem e logística”.

Sobre o pesquisador

Chaim idealizou um programa de computador vai ajudar os agricultores a controlarem a quantidade ideal de agrotóxicos que deve ser aplicada à lavoura. É o sistema Gotas – versão 2.2, que auxilia a calibrar a deposição de substâncias químicas para que o uso seja mais eficiente, evitando danificar as culturas e prevenindo o desperdício.

“O Gotas foi desenvolvido para auxiliar os agricultores a obterem os parâmetros adequados de deposição de agrotóxicos nos alvos desejados”, explica o pesquisador, que teve o apoio da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP).

O programa é de acesso gratuito e está disponível na Rede AgroLivre, no endereço https://repositorio.agrolivre.gov.br/projects/gotas. Também foi produzido um manual de utilização, que orienta sobre as especificações técnicas necessárias para o funcionamento do software.

Chaim também desenvolveu um motor multi combustível para uso agrícola. Com potência inferior aos motores tradicionais que utilizam gasolina, álcool ou diesel, o motor transforma qualquer fonte de calor em trabalho útil, com a vantagem de utilizar qualquer tipo de combustível renovável sendo este sólido, líquido ou gasoso, que gere calor.

De acordo com o pesquisador, o motor apresenta várias utilidades para os agricultores, desde carregar pequenas baterias ou qualquer atividade que não necessite de motores muito potentes.

“Podem, por exemplo, ser aplicados nas bombas d’água em projetos de irrigação; retirada de água de poços para consumo humano; como gerador para iluminação de emergência em residências; em atividades de lazer, como camping e pescaria; carregador de celulares, e até na dessalinização da água”, informa. “É extremamente simples, fácil de construir e com custo bastante reduzido”, salienta ele.

Além disso, patenteou vários pulverizadores eletrostáticos para redução do uso de agrotóxicos.

Personalidade AgroValor

Ao final de doze meses, a Personalidade AgroValor pode ingressar na Galeria das Personalidades Consagradas, que já conta com mais de 50 líderes nacionais e internacionais, composta exclusivamente pelas Personalidade AgroValor que colaboram de forma efetiva para a construção do conhecimento sobre o setor. Além disso, dá acesso ao seleto Conselho de Leitores. Esse conselho funciona como um canal entre especialistas e formadores de opinião e leitores interessados nos rumos do setor econômico que mais cresce no País. Os integrantes do Conselho são convidados a escrever sobre os diversos temas ligados ao agronegócio.

O AgroValor foi fundado em março de 20006, com o objetivo de atuar como um importante instrumento de comunicação sobre o agronegócio.

Fonte: http://www.embrapa.br/embrapa/imprensa/noticias/2013/dezembro/