A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) elegeu a nova diretoria para o biênio 2023/2024. O novo presidente da bancada, que reúne mais de 300 parlamentares, entre deputados e senadores, é o deputado federal Pedro Lupion (PP – PR). “Desejamos sucesso para nosso amigo Pedro Lupion e a toda diretoria nos próximos dois anos. A Anapa, como membro participante do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), atua junto à FPA semanalmente, onde são tratados temas de extrema relevância para o agronegócio brasileiro”, ressaltou Rafael Corsino, presidente da ANAPA.
Produtor rural e empresário ligado ao cooperativismo, Pedro Lupion é deputado federal desde 2019. Reeleito com 109.043 votos neste ano, integra a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) desde o primeiro dia de seu mandato. “Nós somos e continuaremos sendo a bancada mais forte, mais organizada e mais coesa do Congresso Nacional, sempre pronta para decidir, em conjunto, sobre projetos que beneficiem o agronegócio e os produtores rurais”, disse Lupion no discurso de posse.
Em sua trajetória política, o novo presidente da FPA já foi coordenador de política agrícola, coordenador institucional e coordenador político da bancada rural na Câmara dos Deputados. Além disso, é autor dos textos de duas leis que desburocratizaram o acesso ao crédito rural no país, as Leis do Agro 1 e 2 (Lei 13.986/2020 e Lei 14.421/2022).
Em relação a sua formação acadêmica, Pedro Lupion é graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade, é mestre em Ciências Políticas nas universidades Francisco de Vittoria e Rey Juan Carlos, na Espanha, e especialista em Comunicação Política e Campanhas Eleitorais, com pós-graduação pela Georgetown University, nos Estados Unidos, onde se especializou em Administração Pública e Governança.