O Parlamento do Mercosul, nesta manhã (26), aprovou um projeto do parlamentar Gabriel Fidel, para proteger o setor hortifrúti da província. O projeto, registrado como MEP / 279/2016. A Câmara da Fruta Industrializada de Mendoza que identificou uma prática de triangulação via Paraguai.
Apesar de não ser produtor, o Paraguai solicitou e teve a oportunidade de importar pêssegos em conserva da Grécia, que vieram com fortes subsídios e com uma taxa de 14%, o que gerou triangulações. Isso significa que eles começaram a importar pêssegos para o Paraguai e depois foram vendidos em outros países sem pagar os impostos correspondentes.
A este respeito, Fidel disse que “o projeto aprovado é muito importante para a Mendoza e os exportadores de frutas, porque é claro que a ação do Paraguai prejudica nossos produtores e o Rio Grande do Sul”, conclui o parlamentar.
Quanto aos próximos passos de parlamentares que se concentrara a pedido do Conselho do Mercado Comum, órgão executivo do Mercosul, o Paraguai de ter a mesma tarifa como em outros países, e, assim, garantir a concorrência legítima.
Leia a matéria completa em https://losandes.com.ar/article/view?slug=desde-el-parlamento-del-mercosur-aprobaron-una-medida-de-proteccion-al-durazno-industrial