A Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa) vem a público manifestar repúdio às invasões de terras promovidas desde o último sábado pela Frente Nacional de Lutas Campo e Cidade (FNL), nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Denominados como“carnaval vermelho”, esses atos são de extrema preocupação e colocam em risco a produção rural não apenas nos locais onde ocorreram as invasões, mas em todo o Brasil.
Ações como essa geram insegurança jurídica no setor agropecuário, um dos principais pilares da economia brasileira e que precisa de apoio para continuar avançando, gerando empregos, renda e alimentos para a população. É inadmissível que o país volte a viver um clima de medo e violência no campo.
Dessa forma, o Governo Federal, os governos locais e o judiciário precisam agir com urgência para garantir a lei, a reintegração das áreas invadidas e a contenção dos movimentos que ferem o direito à propriedade previsto na Constituição e promovem ações criminosas de invasão a terras privadas e produtivas.
Por fim, a Anapa se solidariza com os produtores rurais que tiveram suas fazendas ilegalmente invadidas e reforça a necessidade do rápido restabelecimento da ordem e do respeito ao Estado Democrático de Direito.