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Na Espanha as vendas de alho foram inferiores aos custos de produção

21 de setembro de 2017

Embora as duas safras de alho anteriores tenham sido muito positivas para o setor, a atual não começou bem na Espanha. “Precisamos de safras como esta, com preços decentes para este produto, embora esta, tenha sido complicada pelo aumento da produção de alho na China. Não se deve esquecer que, embora diferenciemos da China em qualidade, dominam os mercados em volumes e, portanto, marcam os preços do alho, que tendem a diminuir desde o início “, diz Juan Carlos Navarro, CEO da Big Galirc. “As primeiras vendas de alho na Espanha foram, em muitos casos, abaixo dos custos de produção. Esperamos que essa tendência seja reversa após o verão “.

De acordo com o exportador espanhol, no mercado chinês não existe uma relação clara entre a oferta e a demanda, uma vez que, nos últimos anos, passou a estar em mãos de grandes produtores, muitos deles de outros setores, “O mercado perdeu essa inocência e não mais se move pela oferta e demanda”.

A Big Galirc move cerca de 10 milhões de quilos entre sua própria produção e a que contrata de outros agricultores. Eles trabalham com todas as variedades de origem espanhola, como alho branco, castanha, violeta de primavera e branco. Além disso, eles também importam alho de outras fontes a pedido de seus clientes.

Crescimento exponencial das exportações espanholas

O crescimento da exportação espanhola de alho tem sido exponencial nos últimos 10 anos, passando de 35% para mais de 85%. Isso é explicado por Juan Carlos Navarro, CEO da Big Galirc. A empresa La Mancha usa quase todo o seu alho para exportação, da Europa à América do Norte, América do Sul, África e Austrália, seja para cadeias de supermercados ou para atacadistas que trabalham para distribuição.

“O alho espanhol está se tornando cada vez mais conhecido no exterior e seu prestígio e imagem estão aumentando, tanto pelas qualidades de suas variedades quanto pela segurança alimentar, estabilidade e garantias de serviço em comparação com outras fontes, como a China . Na verdade, existem mercados que estão reduzindo suas ordens de alho da China para importar alho espanhol, embora seja mais caro. Eu acho que existe o potencial de alho espanhol em todos os mercados que ainda não foram explorados, já que, mesmo que eles compram a preço no caso do alho chinês, sempre há clientes procurando algo diferente “.

De acordo com o exportador, o consumo de alho está aumentando globalmente por causa de seus múltiplos usos na culinária, bem como as propriedades medicinais, um componente ativo no alho que atua como um agente hiperglicêmico que melhora a diabetes, e um potente antibiótico natural. Vale ressaltar que os estudos científicos apoiam o fato de que o alho roxo espanhol contém mais alicina do que as outras variedades comerciais no mercado, um fator que contribui para aumentar sua popularidade. “É um alho com uma vida útil mais longa, mas com rendimentos por hectare menores do que outras variedades, uma das razões pelas quais continuamos trabalhando na constante melhoria da semente”.
Em relação à importância da marca no setor de alho, Juan Carlos Navarro acredita que “por trás de uma imagem deve ter uma filosofia com um trabalho bem feito com uma diferenciação em qualidade, segurança alimentar e responsabilidade social, algo que valorizam cada vez mais os Clientes”.

Fonte: http://www.freshplaza.es