O 36° Encontro Nacional dos Produtores de Alho movimentou Fraiburgo, na última sexta-feira (18), ao reunir mais de 200 participantes, entre produtores, autoridades, pesquisadores e expositores. Durante o evento, foram abordados temas como inovação, sustentabilidade, automatização do cultivo e o desenvolvimento de novas variedades, destacando a importância de fortalecer a cultura do alho no Brasil. “Esse encontro é uma oportunidade para os pequenos produtores da região Sul, composta em sua maioria por agricultores familiares, adquirirem conhecimento e terem contato com as inovações do mercado. Queremos mostrar a importância de investir em sustentabilidade e tornar nossos produtores mais competitivos, mantendo a tradição de troca de informações e fortalecendo a cadeia produtiva”, destacou o presidente da Anapa, Rafael Corsino.
Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as atualizações sobre a legislação de bioinsumos e como a automatização está otimizando os processos no cultivo do alho. Além disso, o engenheiro agrônomo Marco Antônio Lucini apresentou um panorama do mercado, destacando os desafios e oportunidades para os produtores. O desenvolvimento de novas variedades por meio da mutagênese, os desafios do super brotamento no alho e as ações da Anapa também foram temas centrais.
O Encontro Nacional dos Produtores de Alho debate os principais temas da cultura e oferecer análises atualizadas da produção e do mercado. O evento foi encerrado com um jantar especial para os participantes.
Realizado pela Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa) e pela Associação Catarinense dos Produtores de Alho (Acapa), o evento contou com o patrocínio ouro da Syngenta, Corteva e Terra Fértil, e patrocínio bronze da Eastman, AgroTerra, Termoprol, Agro NZ, AgroSul e MF Máquinas. O apoio veio da Prefeitura Municipal de Fraiburgo, Epagri, Universidade Federal de Santa Catarina e Copercampos.