Na tentativa de solucionar a questão das liminares que possibilitam a importação de alho chinês sem o pagamento do direito antidumping, o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA), Rafael Jorge Corsino juntamente com o Deputado Federal Mauro Pereira (PMDB/RS), realizaram duas reuniões em Brasília-DF, na última quarta-feira (2).
Em reunião na Advocacia-Geral da União (AGU), foram cobrando os pleitos realizados anteriormente, nos quais pedem que o alho que vem sendo desembaraçado de forma ilegal nos portos brasileiros frequentemente, sem as informações nas caixas de alho, além do não pagamento das barreiras legais, como o antidumping.
O Deputado Mauro Pereira (PMDB/RS), enfatizou que a demora na atuação prejudica o setor alheiro, que já está sofrendo prejuízos com a concorrência desleal do produto importado.
Advocacia-Geral da União (AGU), garantiu que está tomando todas as providências necessárias para uma atuação mais eficaz, e que já havia criado um grupo para lidar com a situação.
Na Procuradoria da Fazenda Nacional (PGFN) em reunião com Dr. Claudio Xavier Seefelder que se mostrou atento aos problemas, solicitou que a ANAPA, formule um pedido de convênio com Procuradoria da Fazenda Nacional (PGFN), para atuação conjunta e troca de informações, haja vista o interesse comum na matéria.
O presidente da ANAPA solicitou empenho em alguns processos específicos, os quais estão causando um abalo sem precedentes ao mercado.
“Mais uma vez a ANAPA reforça a luta contra as liminares, e que, por mais difícil que seja, não cederá um centímetro que seja, até que todas as liminares sejam cassadas”, ressalta Corsino.