Por Imprensa Anapa
Além das palestras com temas voltados à pesquisa e inovação, o IV Encontro Nacional Técnico de Alho e Cebola trouxe para o debate com os produtores assuntos fora das questões técnicas sobre o cultivo dessas hortaliças, com destaque para legislação trabalhista e marketing que, apesar de não estarem relacionados especificamente à produção nas lavouras, são fundamentais no meio rural. Com a participação de produtores de diferentes regiões do país, pesquisadores, representantes de empresas e estudantes, o evento terminou nesta sexta-feira (22/08), na Universidade Federal de Uberlândia (MG), após três dias de debates.
“Decidimos ampliar, neste ano, a programação devido à importância desses temas para os produtores. A legislação trabalhista, por exemplo, tem nos preocupado muito porque as duas culturas, assim como as demais hortaliças produzidas no Brasil, empregam muita mão de obra. Como não temos mecanização para a maioria das atividades, precisamos dos trabalhadores e também de segurança jurídica para continuar gerando empregos no país. São mais de dois milhões de postos de trabalho na cadeia de hortaliças”, explicou Rafael Corsino, presidente das Associações Nacionais de Alho (Anapa) e de Cebola (Anace), entidades responsáveis pela organização do Encontro, junto com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Associação Mineira dos Produtores de Alho (Amipa) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Uma das presenças mais aguardas pelos participantes do evento foi a do procurador-geral do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais, Paulo Veloso, que classificou, na cerimônia de abertura, como o “emblemático” o convite para o órgão participar de um momento de diálogo com o setor produtivo. “Esse convite é extremamente importante porque demonstra uma preocupação com a produtividade, mas também com a dignidade dos agentes que participam do processo produtivo, especialmente o trabalhador”, afirmou. “A dignidade do trabalhador precisa estar na pauta de quem administra esse processo produtivo de modo que eu parabenizo as associações por encabeçarem essa preocupação e por trazerem essa nova visão aos envolvidos”, completou Veloso.
Os participantes do evento também viram com bons olhos essa aproximação das cadeias com o MPT. “É importante para que possamos construir juntos um caminho onde a relação do trabalho seja dentro da legalidade e das normas, entendendo as dificuldades do trabalhador e do produtor rural”, avaliou o presidente da Amipa, Flávio Márcio Silva.
Para fechar o tema legislação trabalhista, a advogada Ana Paula Rezende, especialista em direito para o agronegócio e parceira da Anapa nas ações de capacitação dos produtores, palestrou no Encontro, destacando os principais aspectos dos normativos vigentes e que requerem maior atenção do setor.
Marketing
A palestra de abertura do evento com o especialista em marketing, José Luiz Tejon, também prendeu a atenção do público. Considerado um dos mais renomados nomes do segmento na América Latina, Tejon é palestrante, escritor e consultor nas áreas de agronegócio, marketing e liderança.
“Foi um prazer estar nesse mundo do alho. O alho é um produto milagroso, espetacular e que está associado a tudo o que hoje é a tendência nos alimentos. Alimento é sinônimo de saúde”, ressaltou Tejon.
Em sua palestra, Tejon explicou os conceitos de marketing, trouxe exemplos de campanhas bem sucedidas e reforçou a importância das empresas investirem em ações que melhorem a percepção dos consumidores sobre o produto que sai do campo.
“Se a gente não educa o cliente, quem vai educar? O marketing é a educação do consumidor. O marketing dentro do mundo do agronegócio é um instrumento educativo, com arte e com criatividade. Não basta ter o melhor produto do mundo. Produto é o que você faz no campo. Vendas é o que você faz na mente do consumidor”, completou.
Integração e informação
A programação do evento contou ainda com palestras sobre bioinsumos, técnicas moleculares, conformidade tributária de produtores rurais, automação de pivôs e apresentação dos resultados de uma pesquisa relacionada à aplicação foliar de selênio em cebola cultivada em região semiárida.
Os participantes também tiveram acesso a conteúdo pratico e foram divididos em grupos devido às dinâmicas dos workshops, sendo um sobre tecnologia de aplicação e o outro de gestão e processos de qualidade.
Na avaliação do representante do grupo Sekita, Denilson Alves, a troca de experiências e informação com os palestrantes foi muito importante e pode contribuir para a inovação nas empresas. “Foi um evento muito rico. A gente tem que está sempre em busca de melhorias”, acrescentou.
Além da qualidade dos temas e dos palestrantes, o público ressaltou com outro aspecto positivo a troca de experiências com outros elos da cadeia produtiva proporcionada pelo evento.
“As palestra foram de grande relevância para os participantes, mas também a interação com os participantes. Nos intervalos, a gente viu a interação dos produtores, dos gerentes da fazendas e das empresas parceiras. Isso enriquece muito no nosso dia a dia, comentou o produtor Elias Marques, delegado da Anace em Minas Gerais.
“Esse evento englobou muito mais do que só o técnico e científico. É uma oportunidade que nós tivemos de falar com outros elos da cadeia. O setor conseguiu se reunir para conversa sobre o que podemos melhor e os desafios que estamos enfrentando”, opinou Heitor Hideki Shimada, da Agro S2.
Apresentação de trabalhos acadêmicos
A quarta edita do Encontro Técnico terminou na sexta-feira, com a apresentação de trabalhos acadêmicos voltados ao cultivo de alho e cebola no Brasil. Na ocasião, três projetos foram premiados:
1º – Marcela Carvalho Valente
Adubação com organominerais em alho
2º Renata Caires de Souza
Produtividade de cultivares de alho no plantio em Vitória da Conquista (BA)
3º Ludmila Ribeiro de Sousa
Ajustes do Protocolo de Bulbificação In Vitro de Alho
Os resumos foram apresentados oralmente no encontro e selecionados por uma Comissão Científica, formada por pesquisadores, professores e técnicos com relevante atuação nessas culturas