O primeiro Giro Técnico da região sul do país reuniu 120 participantes, entre produtores e pesquisadores da cultura do alho, nesta quarta-feira (25), na cidade de Curitibanos, em Santa Catarina. Promovido pela Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA), em parceria com a Syngenta, o evento contou com debates técnicos e visitas de campo em áreas de produção da região. “Fiquei muito feliz em saber que o nosso giro contou com a adesão de tantos produtores e técnicos, compartilhando conhecimento e experiências”, comentou o presidente da Anapa, Rafael Corsino, em mensagem enviada por vídeo aos participantes.
A programação teve início, às 13h, com uma tarde de campo na propriedade de Luiz Carlos Haag no Núcleo Tritícola em Frei Rogério. No local, foi visto o experimento do professor Leocir Welter sobre sementes clonais e LV da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Em seguida os participantes visitaram a área do produtor Marcos Roberto Varella em Curitibanos para acompanhar o experimento de herbicidas da professora da UFSC Naiara Guerra.
O presidente da Associação Catarinense de Produtores de Alho (ACAPA), Everson Tagliari, também avaliou de forma positiva o encontro. “Foi um dia de muito trabalho e com todo mundo esforçado em conhecer os resultados das pesquisas, que estamos correndo atrás e batalhando para conseguir em parceria com Anapa, Epagri, Universidade e iniciativa privada ”, acrescentou. “Mas os produtores têm que trazer as demandas para gente. Estamos empenhados em buscar soluções para aumentar a produção de alho no estado”.
Para completar a programação técnica, foram realizadas palestras do professor Dr. Marcelo Reis, especialista em manejo de plantas daninhas e do pesquisador Oscar Villalta sobre doenças de solo. O dia terminou com um jantar, no Clube Pinheiro.