Os desafios da safra 2022/2023 foram debatidos, nesta terça-feira (19), no Giro Técnico promovido pela Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa) em São Gotardo, Minas Gerais, com mais de 70 agricultores e técnicos da região. O evento, feito em parceria com a Syngenta, também atraiu participantes de Goiás. Considerados os principais produtores de alho do Brasil, os dois estados estão a todo vapor na colheita da safra deste ano.
“Temos trabalhado muito forte com relação à pesquisa para que o Brasil produza, cada vez mais, com qualidade. Começamos agora o período de safra no cerrado brasileiro e temos Minas Gerais e Goiás ofertando alho produzido com respeito ao meio ambiente e às leis trabalhistas, segurança alimentar e qualidade. O alho brasileiro concentra cinco vezes mais alicina do que qualquer outro. Então, estamos falando do melhor alho do mundo”, destacou o presidente da Anapa, Rafael Corsino.
Os giros técnicos têm como objetivo integrar e possibilitar a troca de experiências entre os produtores. As atividades incluem debates com especialistas e visitas em campo. Nesta edição, os participantes passaram por áreas de produção do Grupo 4F, Leópolis e Sekita. Para contribuir com a discussão técnica e tirar dúvidas dos produtores, foi convidado o engenheiro agrônomo Carlos Inácio Garcia Oliveira, uma referência no tema, que estuda e trabalha com essa cultura há 26 anos. Para ele, os giros técnicos representam uma evolução do setor ao estreitar o contato de quem está no campo com os pesquisadores.
“No decorrer dos últimos 15 anos, evoluímos bastante, mas os desafios sempre surgem. Nesse evento, os produtores falaram muito sobre viroses, enfermidades de solo, manejo mais adequado de pragas e manejo nutricional, por exemplo”, citou o especialista. “Para avançar é preciso uma relação mais estrita entre o conhecimento de quem está no dia a dia do campo, produtores e técnicos, com as instituições de pesquisa. Por isso, é uma alegria muito grande participar desse tipo de ação, onde as pessoas estão dispostas a compartilhar informações. Esses eventos não aconteciam no passado e hoje estamos reunidos aqui. É uma evolução bastante importante para o setor”, completou Carlos Inácio.
Este foi o quarto giro técnico realizado pela Anapa em conjunto com a Syngenta neste ano. O próximo evento será na região sul, em Curitibanos (SC), no dia 24 de agosto. A programação estará disponível nos próximos dias. Os interessados devem fazer a inscrição pelo telefone (61) 992661788.