União e fortalecimento da produção nacional deram o tom do 29° Encontro Nacional dos Produtores de Alho, que ocorreu na última sexta-feira (11), no Distrito Fazenda Souza, em Caxias do Sul (RS).
Mais de 400 produtores compareceram ao evento, vindos de municípios gaúchos, como Campestre da Serra, Nova Pádua, Flores da Cunha, São Marcos, Caxias do Sul e outros cantos do país, como: Frei Rogério (SC), São Gotardo (MG), São Paulo, Paraná, Brasília e Goiás.
Os acontecimentos recentes no âmbito político nortearam as conversas do 1° primeiro Talk Show realizado no Encontro Nacional. O presidente da ANAPA, Rafael Jorge Corsino, esclareceu a todos os presentes os possíveis cenários futuros, caso o Governo Federal resolva modificar o sistema de defesa, com alterações na tarifa antidumping, por exemplo.
“Há um movimento no Governo Federal para, possivelmente, promover alterações na tarifa antidumping. Nós estamos acompanhando. Estamos tentando reunião com o secretário de Acompanhamento do Ministério da Fazenda, para entender os planos do governo”, comunicou Corsino.
Segundo o presidente da ANAPA, já foi provado que a China pratica o dumping e que sem a tarifa de compensação para combater esta prática de mercado desleal, a chamada tarifa antidumping, os produtores nacionais podem ter toda a produção de alho inviabilizada, por conta dos altos custos de produção.
“A tarifa antidumping já arrecadou para o Governo Federal cerca de meio bilhão de reais! A quem interessa perder essa arrecadação? Sem a tarifa antidumping a produção do alho no Brasil vai acabar, serão 150 mil pessoas desempregadas, sobretudo aqui, no Rio Grande do Sul, que emprega mais de 40 mil pessoas e tem 2 mil famílias produzindo alho”, disparou Rafael Corsino.
“O governo tem um papel a exercer , ele tem de proteger o trabalhador. O que essas duas mil famílias que dependem do alho vão fazer? O governo tem responsabilidade com essas pessoas”, analisou o vice-presidente e presidente estadual da Associação Gaúcha (AGAPA), Olir Schiavenin.
Compuseram a mesa diretora do evento, o presidente do sindicato de Caxias do Sul, Rudimar Menegoto; o representante da Emater, Elói Portolam; o representante do sindicato Rural Patronal, Vasco Mazzarollo; os deputados estaduais, Eltor Weber e Vinicius Ribeiro; os deputados federais, Heitor José Schuch e Pepe Vargas, o secretário de agricultura, Arai Horn; e o representando do governo estadual, Adoralvo Schio. Os deputados presentes manifestaram total apoio à classe.
O 29° Encontro Nacional dos Produtores de Alho foi uma realização da ANAPA, da AGAPA, da Prefeitura de Caixas do Sul, do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Caxias do Sul, FETAG –RS, Sindirural, Emater-RS, FEPAGRO, com apoio do SENAR-RS. O evento contou com o patrocínio da Empresa Caxiense de Controle Biológico, Tecelagem Inducor, AGRIMAR, Delta Fértil, Comercial Agrícola HF, Ouro Fértil, LS Tratores, Valmat Máquinas Agrícolas, Menegom Automotivos e UNITERRA.14