Evento, que ocorre em 5 de novembro, em São Marcos, terá como tema Alho – Desafio, Mercado e Inovação
A retomada dos eventos do setor agrário ocorre no dia 5 de novembro com a realização do 33º Encontro Nacional dos Produtores de Alho. Ao mesmo tempo em que os agricultores da Serra Gaúcha se preparam para colher a safra deste ano, eles terão a oportunidade de debater sobre o mercado e as perspectivas futuras.
O Encontro Nacional ocorrerá a partir das 13h30min, no salão paroquial de São Marcos, município escolhido para essa retomada por ser o maior produtor de alho do Rio Grande do Sul. As atividades serão realizadas de forma híbrida com participação presencial e online, inclusive com transmissão em libras. Durante toda a tarde, os agricultores assistirão a palestras técnicas, discussão e planejamento do mercado, os quais giram em torno do tema Alho – Desafios, Mercado e Inovação.
Para participar, os agricultores devem se inscrever previamente através de um formulário disponível em https://bit.ly/encontrodoalho (Facebook/Encontro Nacional dos Produtores de Alho). Importante destacar que seguindo os protocolos exigidos pelo Decreto Estadual 56.120, de 1º de outubro, é imprescindível apresentar o comprovante de vacinação, além de uso contínuo de máscara e distanciamento durante todo o encontro.
A programação contará com palestra do engenheiro agrônomo e pós-doutor em Fitopatologia, Leandro Luiz Marcuzzo, que falará sobre o tema Queima bacteriana do alho. A bacharel em Agronomia, Rafaela Meneguzzo, abordará sobre a Direção do Plantio e o engenheiro agrônomo e pesquisador Marco Antônio Lucini destacará sobre As Práticas e Noções do Mercado. O encerramento terá painel com o presidente da Anapa, Rafael Corsino, que abordará sobre o atual mercado, as novas tecnologias e o custo da produção.
O objetivo do Encontro Nacional do Alho é conscientizar os agricultores sobre a importância do setor e apresentar análises da produção e do mercado, além de debater temas relevantes da cultura. Conforme dados da Associação Nacional de Produtores de Alho (Anapa), em 2020, o Brasil produziu 200 milhões de quilos de alho, sendo que 55% do alho consumido vem do mercado interno e o restante de outros países. Na Serra Gaúcha, o mercado do alho possui 1.000 famílias produtoras, num plantio de 2.000 hectares.
Realização O evento é realizado numa parceria entre Anapa e Agapa, Prefeitura Municipal de São Marcos, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Marcos, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua, Cooperativa Agrícola Mista Rio Branco e apoio da Emater-RS e FETAG-RS.
Patrocínio e Apoio
O encontro tem como patrocinador master o Banrisul e patrocínio de: Sicredi e Cresol, e apoio agro de: Alho Cris, Zanella e Cararo, Comércio de Alho Rasador, Cerealista Venturini, Alho D´Pádua, Vale da Serra, Solaris Corretora de Seguros, Sicoob, Agrocaxias, Menegon Automotivos e BrSul Net.
Programação 13h – Início das inscrições 13h30min – Abertura Oficial Pronunciamento das autoridades 14h – Eleição da presidência Anapa e Agapa 14h15min – Palestra com o engenheiro agrônomo e pesquisador, Leandro Marcuzzo, sobre ‘Queima bacteriana do Alho’ 15h – Palestra com a bacharel em Agronomia, Rafaela Meneguzzo, sobre ‘Direção de Plantio’ 15h30min – Palestra com o engenheiro agrônomo e pesquisador Marco Antônio Lucini, sobre ‘As Práticas e Noções de Mercado’ 16h15min – Espaço das Associações Nacionais 16h30min – Painel com o presidente da Anapa, Rafael Corsino 17h30min – Encerramento
Para mais informações: STR São Marcos com Sandra Meneguzzo (54) 3291 1267 ou Terra do Galo Positiva pelo (54) 3292 4054