A Associação Nacional e Mineira dos Produtores de Alho (ANAPA/AMIPA) realizou, na última terça-feira (5), um giro técnico da debulha do alho 2022 na região de São Gotardo (MG). Na oportunidade os produtores conferiram de perto o processo de debulha, trocaram informações e sanaram dúvidas.
A visita seu deu nas empresas parceiras Sekita Agronegócios, Fortaleza Agronegócios, Shimada Agronegócios e Grupo Seleto durante o período de preparo para o plantio de alho na região na safra de 2022.
Segundo os produtores, o alho semente junto com a mão de obra são os maiores custos, variando de produtor pra produtor, portanto, a qualidade fisiológica e sanitária deve ser colocada como ponto principal para produção ou aquisição deste insumo.
O processo de debulha, é um processo bem dinâmico, variando de produtor para produtor e é aí que o Giro atua. Os produtores podem trocar experiências, acompanhar os desempenhos das tecnologias e expor o que melhor funciona para eles.
Os diversos produtores presentes no evento afirmaram que encontros como este consolidam a formação de uma associação unida e levam resultados e conceitos de soluções direcionadas aos produtores rurais contribuindo com a cadeia do alho brasileiro.