A Associação de Produtores de Alho na Argentina (Asocamen) foi nossa parceira na renovação da tarifa Antidumping ocorrida em 2013. Diante de algumas denúncias ocorridas esse mês em relação a irregularidades nos Portos , de tarifa diferenciada do dumping, a Associação na Argentina , bem como a Embaixada da República Argentina entrou em contato com a ANAPA a fim de promovermos uma reunião para discutirmos e explicar a eles sobre o assunto em questão.
Realizamos a reunião na Embaixada da República Argentina, em Brasília ontem dia 13/04 a fim de esclarecer sobre o ocorrido, e também para informar de todas as providências que a ANAPA já tomou em relação a esse assunto.
Outro assunto discutido foi sobre a normas e padrões do Alho, porque estamos trabalhando com a portaria 242 para alhos no Brasil e a Argentina utiliza a resolução do mercosul 98/94, na qual não foi internalizada ou seja, não obedece ao ordenamento jurídico brasileiro, e precisamos que isso ocorra, ou seja, que os países do mercosul entrem num acordo para validá-la dentro das leis do nosso país. Esse assunto tem que ser tratado com urgência devido a necessidade do mercado brasileiro.
Rafael Corsino aproveitou a ocasião e informou a eles também que está chegando muito Alho da Argentina com baixa qualidade (Alho indústria) , o que atrapalha o mercado de Alho, principalmente na Região do Sul.
O Sr. Javier Dufourquet, Agregado Agrícola da Embaixada, nos disse que o objetivo é colaborar, já que se trata de um interesse comum aos dois países, e se prontificou a nos passar algumas informações sobre a entrada de Alho pelos Portos, levantamento que fizeram, bem como alguns dados obtidos sobre a crescente entrada de Alho da Espanha. Posteriormente encaminharemos aos associados.