News

Contrato entre Embrapa Hortaliças e Emater-DF beneficia produtores familiares da região

28 de fevereiro de 2014

Pequenos produtores localizados na região do Distrito Federal serão os principais beneficiados pelo contrato de prestação de serviços em vias de ser celebrado entre a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) e a Emater-DF. De acordo com as cláusulas e condições do contrato, está prevista a realização de análises químicas do solo para agricultores familiares e assentados do DF e também da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico – RIDE (regiões metropolitanas situadas em mais de uma unidade federativa).

“Ao longo dos anos, a Emater-DF e a Embrapa Hortaliças têm empreendido ações conjuntas visando a melhoria do nível tecnológico dos produtores de hortaliças do Distrito Federal e da região do entorno”, anota o pesquisador e chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento Ítalo Guedes, que aponta como um dos exemplos exitosos dessa parceria o Curso de Produção Sustentável de Hortaliças para os técnicos da empresa de extensão rural. Pelo fato de, conforme o pesquisador, o produtor ser o cliente final das duas instituições, vale a pena destacar a importância da parceria para o público formado em grande parte por agricultores de baixa renda.

Nesse trabalho, as amostras de solo serão coletadas pelos técnicos da Emater e encaminhadas para a Unidade Hortaliças que, em seus laboratórios, realizará as análises de fertilidade do solo para recomendação de corretivos e fertilizantes. “É importante ressaltar que essas recomendações agregam o componente da conscientização dos produtores sobre a necessidade da realização desse tipo de análise para que haja uma garantia de aumento da produtividade e da redução de custos de produção, que podem chegar a até 30% do valor investido.”

CUSTEIO
A analista do Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias (SPAP) Luciana Jorge informa que o preço cobrado será de 50% do habitualmente cobrado pela Unidade para esse tipo de serviço e, após a realização das análises, os laudos serão encaminhados para a Emater-DF.

O custeio das análises correrá à conta da dotação referente ao projeto Desenvolvimento da Agroecologia e da Agricultura Orgânica do Distrito Federal, sob coordenação da Emater-DF.

Fonte: http://www.cnph.embrapa.br/paginas/imprensa/releases/180214_contrato_beneficia_produtor_familiar.html