News

Conselho de Pesquisa da ANAPA se reúne a fim de decidir diretrizes para 2021

17 de maio de 2021

Encontro virtual aconteceu na última sexta-feira (14). Na ocasião foram abordadas diversas pautas de pesquisa.

O Conselho de Pesquisa da ANAPA (CPA) realizou, na última sexta-feira (14), via Zoom, sua primeira reunião para debater as diretrizes de trabalho, com o objetivo de impulsionar as pesquisas para cultura de alho e levantar as prioridades de cada Estado produtor.

A dinâmica da reunião se deu com a divisão do tempo de fala entre pesquisadores e representantes, que apresentaram o andamento dos trabalhos desenvolvidos por cada região produtora.

A vernalização negativa foi um dos temas em pauta. Essa tecnologia torna a planta do alho menos exigente em fotoperíodo, permitindo a diferenciação e formação de bulbos em locais que não possuem as condições climáticas adequadas para determinada cultivar.

Outros temas, como as pragas comumente encontradas na cultura do alho nacional, também estiverem em pauta. Bem como as técnicas usadas em seu monitoramento e dos métodos de manejo, principalmente, buscando à eliminação de vírus e demais micro-organismos nocivos à planta do alho.

“A reunião foi muito importante porque, além de debatermos as necessidades preliminares, tivemos a oportunidade de conversar sobre as ideias de pesquisas a serem desenvolvidas, com o objetivo de fomentar os estudos para a cadeia do alho no Brasil”, explicou o presidente da ANAPA, Rafael Corsino.

As expectativas com o trabalho do Conselho são animadoras, considerando que o projeto será de grande valia para o setor do alho. Segundo Corsino, a ANAPA destinará recursos e firmará parcerias com instituições e empresas privadas no intuito de fomentar a pesquisa e o desenvolvimento da cadeia do alho no Brasil.

O projeto pretende ser uma ferramenta de apoio para ajudar os produtores na prevenção e gestão de doenças de solo e de folhas, além de manejo, pragas, nematoides, entre outros.

O Conselho

Compõem o corpo do CPA: o Presidente da ANAPA, Rafael Jorge Corsino, que exercerá a função de presidente do conselho; o Diretor Técnico e Engenheiro Agrônomo, Marco Antônio Lucini; e a Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da ANAPA, Mirian Delgado.

O Conselho é divido por comitês, formado pelos representantes de cada Estado produtor. O Rio Grande do Sul, está representado por Olir Schiavenin; Santa Catarina, por Everson Tagliari; Goiás, por Rodrigo Ribeiro; Minas Gerais, por Flávio Márcio Silva, e; Piauí, por José Airton.

Fazem parte, ainda, um time formado com pesquisadores e professores das entidades convidadas, tais como: a Embrapa, representada por Warley Nascimento; a Epagri (SC), por Renato Vieira; a Universidade Federal de Viçosa (UFV), por Marcelo Reis; a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por José Magno Queiroz; a Universidade Estadual Paulista, campus Botucatu (UNESP), por Marcelo Pavan, e; a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por Leocir Welter.

Os professores Oscar Villalta e Carlos Inácio Garcia, são os mais novos convidados a integrar o Conselho. Além de desenvolverem com a ANAPA um excelente trabalho de gerenciamento de doenças de solo para a cultura do alho, os pesquisadores estudam mecanismos para a prevenção de doenças e medidas de controle, incluindo uma estratégia integrada, para melhorar o manejo da Podridão Branca, aumentar a produtividade e restaurar campos infectados para produção de alho.