News

Brasil não aumentará a tarifa européia de alho

14 de maio de 2019

O site europeu Freshplaza, destacou na última semana que o Brasil se comprometeu a diminuir a aplicação de tarifas na importação do alho Europeu, depois que um acordo firmado entre o país Sul-Americano e a União Europeia, segundo a Organização Mundial do Comércio.

Os exportadores europeus poderão continuar enviando alho ao Brasil sem tarifas adicionais graças às negociações que vêm sendo realizadas desde fevereiro deste ano, onde ocorreu um aumento tarifário de vários produtos europeus, como o alho.

O Brasil é um dos principais importadores de alho europeu, principalmente espanhol, segundo os números de exportação, representam 12% do total das exportações de alho da UE nos últimos 3 anos, com um valor médio de de mais de 15 milhões de quilos exportados para o Brasil.

A perda do mercado brasileiro para os produtores europeus poderia causar sérios danos a um setor que já está a ser gravemente afetado pela crise de superprodução chinesa nos últimos anos”, diz Luis Fernando Rubio, diretor da Associação Nacional Produtores e comerciantes da Alho, ANPCA.

Números da produção de alho na União Europeia

De acordo com dados oficiais a partir de 2017, a produção europeia de alho é concentrado principalmente na Espanha representando quase 47% de toda a Europa, com 274,712 toneladas, seguida pela Ucrânia com 185.830 tn, Romênia com 55,513 toneladas, Itália, com 29,983 toneladas e França 21,335 tn.