De acordo com o site diariodecuyo.com.ar, os produtores locais na argentina estimam uma redução na área cultivada em 10% ou mais, com este cenário analisam como reduzir os custos da produção para conseguir competir com mundo.
Para o presidente da Câmara de Produtores e Exportadores de alho, cebola e Allied San Juan, Alfredo Figueroa, registrou que “esta foi uma temporada dificílimas vendas, porque o mercado está muito competitivo internacionalmente e com preços bem abaixo baixo do mercado interno”.
“O problema interno são os altos custos e é por isso que estamos trabalhando e investigando como reduzi-los para competir com a Europa, sem mencionar os chineses” finalizou Figueroa.
China
Segundo dados da Embaixada da Argentina na República Popular da China, o país exportou em 2016 1,74 milhão de toneladas no valor de US $ 3.553 milhões. Esta é uma queda de 11% no volume, mas um crescimento no faturamento internacional de 49,69%.
o mesmo relatório da embaixada, entre janeiro e junho de 2017, a China exportou um total de 863 mil toneladas de alho por um valor internacional de US $ 1.797 milhões. Este é um aumento de 9% em volume no mesmo período do ciclo anterior e 29% em valor.