O herbicida à base de octanoato de ioxinila para o controle de ervas daninhas nas lavouras de alho e cebola foi aprovado, nesta quinta-feira (20), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Comercialmente denominado como FICO, o produto será comercializado pela empresa GreenUp Solutions, que contou com o apoio das associações nacionais do alho (Anapa) e cebola (Anace) na aprovação desse registro junto ao Ministério da Agricultura, Anvisa e Ibama.
“Trabalhamos intensamente para acelerar a liberação desse produto, considerando a sua importância para os produtores brasileiros”, destacou o presidente da Anapa e Anace, Rafael Corsino.
O FICO é similar ao Totril, um dos agroquímicos mais importantes para o desenvolvimento dessas culturas e que foi retirado do mercado pela fabricante há mais de um ano. Sem um produto eficiente para fazer o controle correto de ervas daninhas nas lavouras, a remoção das plantas invasoras está sendo feita manualmente, o que tem gerado um aumento do custo de produção. Com a aprovação do registro, a expectativa é que esse novo produto esteja disponível na próxima safra, contribuindo para o aumento da produtividade de alho e cebola no mercado brasileiro.
“Agradecemos o incansável apoio da Anapa e Anace na aprovação do herbicida FICO. O trabalho dessas associações fortalece e engrandece o nosso agronegócio, merecendo, portanto, todo nosso reconhecimento e parceria”, afirmou o representante da GreenUp Solutions, Bruno Rossi Alves, em carta enviada à Anapa e Anace.