News

ANAPA quer levar produção de semente LV para o Paraná e Espirito Santo

20 de agosto de 2021

O Presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA), Rafael Corsino, o Diretor Executivo, Ronaldo Troncha e o Chefe Geral da Embrapa Hortaliças, Warley Nascimento, estiveram com o Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), César Halum, na última quinta-feira (19) para solicitar recursos para o projeto para produção de Sementes de Alho livre de vírus a ser implementado nos estados do Espírito Santo e Paraná.

Este projeto será destinado a comunidades e propriedades de agricultores familiares, que além de terem sementes de alho livre de vírus, contarão com a construção de telados para a multiplicação dessas sementes, no qual receberão orientação técnica e apoio de técnicos especialistas da Embrapa.

Segundo Halum será previsto a construção de centros de comercialização dos produtos e das sementes livres de vírus.  “Projeto de grande importância para alhicultura nacional, pois o Brasil atende apenas um pouco mais de 50% da demanda do país, além do que, é uma cultura que hoje gera mais de 250 mil empregos para o país” afirmou o Secretário.

Para o presidente da ANAPA, Rafael Corsino, este projeto tem como objetivo principalmente aumentar a produção destas famílias e gerar maior produtividade para suas lavouras, “Essas atividades passam a girar em torno da melhoria do padrão tecnológico desses agricultores para que possam aproveitar ainda mais o potencial dessa semente e, assim, atingirem um volume de produção ainda maior” conclui o presidente.

Os benefícios da adoção dessa prática agropecuária traduzem-se em aumento de produtividade de até 50%, podendo chegar a 80% para alhos nobres, em relação a alhos suscetíveis aos vírus. Há também aumento no valor comercial da produção em função da qualidade e do maior tamanho dos bulbos, que terão melhor aceitação comercial e melhor remuneração no mercado.

A tecnologia ainda impacta positivamente no meio ambiente pelo desenvolvimento de plantas mais saudáveis, com maior qualidade e que podem ainda ser menos suscetíveis a outras doenças

Os Parlamentares envolvidos no apoio à agricultura familiar no Paraná e no Espirito Santo e líderes da Frente Parlamentar da Agropecuária, os Dep. Sérgio Souza (MDB-PR) e Dep. Evair de Melo (PV-ES), respectivamente presidente da FPA e 2º vice-presidente, demonstraram o seu total apoio e empenho para essa iniciativa em seus estados