News

ANAPA quer ampliar política de seguro rural para a cultura do alho

16 de setembro de 2019

As ocorrências de chuva de granizo em lavouras de alho não são mais exclusividades da região Sul do país. O sul de Minas Gerais vem registrando com frequência essas mudanças climáticas. Pensando nisso, a Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA), em parceria com o sistema CNA/SENAR, busca alternativas de seguro agrícola com cobertura para granizo e outros produtos, que hoje são fatores de risco para a produção nacional de alho.

“Quando ocorrem, os prejuízos com granizo podem inviabilizar a produção de próximas safras”, avaliou o diretor executivo da ANAPA, Ronaldo Troncha. Segundo ele, enquanto  seguradoras fazem esse tipo de cobertura, a uma taxa, em média, de 6%, o Banco do Brasil não cobre o produto “granizo”, porque o alho não está incluído no Programa de Zoneamento Agrícola de Risco Climático, do Ministério da Agricultura.

Seguro Rural

O clima é o principal fator de risco para a produção rural. Ao contratar uma apólice de seguro rural o produtor pode minimizar suas perdas ao recuperar o capital investido na sua lavoura e ter condições de permanecer na atividade na safra seguinte.