Ao lado de representantes de diversos setores do agronegócio brasileiro, a gerente-geral da Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), Tatiana Reis, participou nesta segunda-feira (2/1) da cerimônia de transmissão de cargo ao novo ministro da Agricultura e Pecuária, senador Carlos Fávaro, em Brasília. A passagem de cargo foi realizada pelo o ex-secretário executivo do órgão, Marcio Eli Almeida, na presença também de servidores, autoridades do executivo e judiciário, além de parlamentares.
“Conversei com o ministro Fávaro em seu primeiro dia à frente da pasta e aproveitei a oportunidade para solicitar, em nome do presidente da Anapa, Rafael Corsino, uma reunião de apresentação do nosso setor”, explicou Tatiana Reis. “Precisamos estabelecer o diálogo com o governo para tratar das pautas relacionadas à cultura do alho no Brasil, como a defesa comercial, a agricultura familiar, o investimento em pesquisas e diversas regulamentações que impactam a produção do alho no país”, completou.
Biografia
Carlos Henrique Baqueta Fávaro nasceu em Bela Vista do Paraíso (PR). É agropecuarista e Senador da República. Ingressou na vida política após anos de trabalho no agronegócio, onde tornou-se vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), em 2010, e presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT). Também presidiu a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores de Lucas do Rio Verde (Cooperbio Verde).
Entre 2015 e 2018, ocupou o cargo de vice-governador do estado de Mato Grosso. Em abril de 2016, foi nomeado secretário de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, cargo que ocupou até dezembro de 2017.
Em 2020, tomou posse do mandato como Senador da República substituto até o resultado de eleição suplementar convocada pelo TRE-MT. Venceu a disputa e conquistou o cargo de Senador até 31 de janeiro de 2027.