Por Imprensa Anapa
A Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA) lançou, nesta segunda-feira (21), um edital de seleção de propostas de pesquisa científica, tecnológica e inovação. O objetivo é incentivar os pesquisadores de todo o país a produzirem trabalhos com foco na cultura do alho, contribuindo para a melhoria e o desenvolvimento da cadeia produtiva. Os interessados em participar dessa iniciativa devem enviar os projetos até o dia 30 de novembro, para o e-mail pesquisa.anapa@gmail.com. Acesse o edital.
O investimento em pesquisa é um dos pilares da Anapa, que tem estreitado cada vez mais as relações com o meio acadêmico. Atualmente, desenvolve parcerias com a Embrapa, Epagri e diversas universidades, entre elas a Federal de Viçosa, a Federal do Rio Grande do Norte, a Federal de Santa Catarina, a Federal de Uberlândia, a Estadual do Sudoeste da Bahia e o Centro Universitário de Patos de Minas. A associação tem mais de 30 pesquisas em andamento.
“A maioria das respostas para os problemas que enfrentamos no campo estão nas pesquisas. Sabemos o quanto elas são importantes e decisivas para o aumento da produção brasileira de alho”, explicou o presidente da associação, Rafael Corsino. “Agora, o nosso foco é ampliar o número de pesquisadores e de trabalhos desenvolvidos para essa cultura. Esse é o grande intuito do edital que lançamos na Anapa, com o apoio das associações estaduais”, completou.
Requisitos
Poderão participar deste edital os pesquisadores doutores vinculados às instituições públicas ou privadas de ensino, pesquisa, institutos, centros de pesquisa, empresas de base tecnológica ou de desenvolvimento, constituídas sob as Leis brasileiras ou diretrizes internacionais.
O Proponente/Coordenador deverá atender, obrigatoriamente, às seguintes condições: nacionalidade brasileira ou estrangeira com RNE (Registro Nacional de Estrangeiro) permanente; vínculo laboral celetista ou estatutário de caráter permanente, com pelo menos 20 (vinte) horas semanais, com a Instituição Executora; título de doutor; e cadastro atualizado, nos últimos três meses, na Plataforma Lattes do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Acesse o edital para ter acesso a lista de documentos exigidos para comprovação desses critérios.
Projeto
O projeto deverá estar, em formato PDF, com até 3 páginas, conforme normas estabelecidas pela ABNT. O projeto deve estar claramente caracterizado como pesquisa científica, tecnológica ou de inovação e deve ser submetido respeitando as normas de clareza e concisão explicitando: Título; Instituição Executora; Resumo; Principais objetivos e hipóteses que nortearão a pesquisa; Metodologia; Cronograma físico-financeiro, incluindo as fases de execução; Resultados esperados; Equipe Técnica com nome e função de cada membro (pesquisador, técnico, colaborador, estudante). Referências bibliográficas.
Investimento
O valor investido na execução dos projetos selecionados dependerá da disponibilidade orçamentária e financeira da ANAPA, da Associação Mineira de Produtores de Alho (AMIPA), da Associação Goiana de Produtores de Alho (AGOPA), da Associação Catarinense de Produtores de Alho (ACAPA), da Associação Gaúcha de Produtores de Alho (AGAPA) e da Associação Piauiense de Produtores de Alho – APPA. No entanto, as propostas apresentadas devem estar inseridas nas faixas de valores abaixo especificadas, respeitando as mesmas proporções.
Resultado
A análise da documentação e dos projetos será realizada pelo Conselho de Pesquisa da ANAPA e pelos comitês técnicos regionais – Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Piauí e Rio Grande do Sul. O resultado preliminar do edital será publicado no site da Anapa (www.anapa.com.br) em 5 de dezembro de 2022. Já o resultado definitivo estará disponível em 9 de janeiro de 2023.