A Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA) em parceria com a estadual mineira (AMIPA), a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e a Rede Sonda de Supermercados, lançaram a campanha nacional “Brasil Temperado”. O anúncio foi feito durante uma coletiva de impressa, na última terça-feira (07), no Estado de São Paulo.
O alho brasileiro vai ter um destaque especial nos supermercados a partir deste mês, na rede de supermercado da Sonda. A Campanha “Brasil Temperado” é uma ação que tem o objetivo de conscientizar o consumidor sobre a qualidade e os benefícios do alho brasileiro.
Participaram do encontro os presidentes da ANAPA e AMIPA, Rafel Jorge Corsino (virtualmente), Flávio Márcio Ferreira da Silva, respectivamente; o vice-presidente da ABRAS, Márcio Milan; o diretor executivo da ABRAS, dr. Roberto Moreno; representantes da ABRAS e da Rede Sonda de supermercados.
Um vídeo especial com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, abriu a coletiva de imprensa. Tereza Cristina destacou as qualidades do produto brasileiro e parabenizou todas as frentes que estão trabalhando para a conscientização do consumo do alho nacional (assista abaixo).
Seguindo a apresentação, o presidente da ANAPA, Rafael Jorge Corsino, destacou a união da cadeia produtiva do alho, que tem sido fator primordial para o crescimento dos últimos anos, o incentivo as pesquisas, além das campanhas de conscientização do consumidor.
“É uma cultura que emprega pelo menos 16 trabalhadores de forma direta e indireta, por hectare. O alho tem movimentado pequenos produtores no Sul e médios e grandes no Sudeste e no Centro-Oeste, e é a principal fonte de renda de milhares de brasileiros. A valorização do nosso produto, aumentará o consumo e assim a nossa produção vai crescer. Estamos caminhando para a autossuficiência”, concluiu Corsino.
O presidente da AMIPA, Flávio Márcio Ferreira da Silva, ressaltou que essa ação conjunta com a ABRAS é muito importante “porque o produto brasileiro tem maior qualidade do que o importado, principalmente o chinês, e em muitos casos é comercializado sem uma distinção de origem nos pontos de venda”.
O Brasil complementa a demanda interna com produto externo, mas para o presidente da AMIPA, com esse destaque ao produto nacional, a produção nacional deverá superar a demanda em dois a três anos.
Durante a campanha “Brasil Temperado”, o consumidor terá oportunidade de verificar a origem e os processos de produção do alho brasileiro. “O consumidor vai acabar concluindo o que já é de conhecimento da gente: o produto brasileiro tem pelo menos cinco vezes mais alicina do que o produto importado”, disse Corsino.
Outro fator discutido, em coletiva, foi o projeto de capacitação dos compradores e trabalhadores de HF dos supermercados, pela escola nacional da associação brasileira dos supermercados (ABRAS).