News

ANAPA estuda controle de raiz rosada e podridão branca

16 de julho de 2021

Temas foram debatidos na segunda reunião do Conselho de Pesquisa da ANAPA

O Conselho de Pesquisa da ANAPA (CPA) se reuniu novamente na última sexta-feira (16), via Zoom, para debater os primeiros projetos a serem desenvolvidos no segundo semestre de 2021.

“Vários são os gargalos de cada região produtora, no Centro-Oeste, por exemplo, a principal demanda é a raiz rosada e a podridão branca. Entra e sai safra e ainda temos problemas com este patogênico”, afirmou o coordenador do estudo de doenças de solo, Oscar Villalta.

Participaram da reunião o Presidente do Conselho, Rafael Corsino; o Diretor Técnico, Marco Antonino Lucini; a Coordenadora Técnica, Mirian Delgado, o Presidente do Comitê de Santa Catarina, Everson Tagliari; o Pesquisador da Epagri, Leandro Hahn; o Professor e Pesquisador da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Marcelo Reis; além do Consultor Técnico da ANAPA, Oscar Villalta.

“A disseminação do patógeno é realizada pela movimentação do solo, pelo escorrimento da água e, principalmente, pelo transporte de bulbos, bulbinhos, bulbos-mãe e mudas doentes, dessa forma precisamos de um trabalho mais conclusivo para ter o controle desse patogênico nas lavouras, que tem sido a dor de cabeça de muitos produtores”, explicou Villalta.

Outros temas, como as pragas frequentementes encontradas na cultura do alho nacional, também estiveram em pauta. Bem como as técnicas usadas em seu monitoramento e os métodos de manejo, principalmente, buscando à eliminação de vírus e demais micro-organismos nocivos à planta do alho.

Para o presidente da ANAPA, Rafael Jorge Corsino, o principal objetivo destes trabalhos são impulsionar as pesquisas para cultura de alho e buscar maior produtividade da hortaliça no país.