Se não bastasse a grave crise de comercialização que atingiu os produtores de alho de Santa Catarina, somada a concessão indevida de liminares judiciais que autorizam o não pagamento do imposto de importação, a chamada tarifa antidumping, os produtores de alho vivem agora a Insegurança jurídica com a ameaça da possível saída do produto da Lista de Exceção à Tarifa Externa Comum, a LETEC.
“O alho importado já está chegando a preços mais baixos do custo de produção do alho nacional, devido à concessão de liminares judicias. Se o governo federal tirar o produto da LETEC, o cultivo de alho no Brasil corre sério risco de extinção”, informou o presidente nacional, Rafael Jorge Corsino.
Para garantir a manutenção do alho na LETEC, a ANAPA ganhou um reforço de peso na tarde da última quarta-feira (23). A diretoria da Associação Mineira dos Produtores de Alho (AMIPA) veio à Brasília para reforçar com os parlamentares da base de Minas Gerais, a importância do pleito, que deve entrar na pauta do Comitê Executivo de Gestão da CAMEX (GECEX), em junho.
O deputado federal Newton Cardoso Júnior (PMDB/MG) manifestou apoio ao pleito dos produtores de alho, visto a importância social e econômica da hortaliça para o Estado. “Vamos levar esse pleito aos ministros que compõem a CAMEX e suas equipes técnicas e alertá-los do impacto negativo que ocorrerá para a cadeia, em todo o Brasil, se houver a retirada do alho da LETEC”, disse.
Rafael Corsino, Deputado Newton Cardoso Jr e Flávio Silva
Newton Cardoso se comprometeu, ainda, em levar ao Ministério da Agricultura os problemas de fraudes de importação do alho. De acordo com o deputado, o governo tem mecanismos para combater as importações predatórias que utilizam de subterfúgios para não pagar a tarifa antidumping.
Congresso Nacional
O presidente nacional, Rafael Jorge Corsino, e a comitiva mineira formada pelo presidente da AMIPA, Flávio Silva, e pelos produtores Gildo Shimada, Makoto Yamashita e Leonardo Lopes, estiveram ainda com os deputados federais: Osmar Terra (MDB/RS), Tenente Lúcio (PR/MG), Diego Andrade (PSD/MG), Marcelo Álvaro (PSL/MG) e Luiz Nishimori (PR/PR). Os parlamentares se solidarizaram com a causa e se comprometeram em articular politicamente pela manutenção do instrumento de defesa comercial.
Rafael Corsino, Gildo Shimada, Makoto Yamashita, Flavio Silva e Deputado Marcelo Álvaro
Leornardo Lopes, Rafael Corsino, Makoto Yamashita, Deputado Diego Andrade, Flavio Silva e Gildo Shimada