O presidente da ANAPA, Rafael Jorge Corsino, e o Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Agricultura, Francisco Lopes, estiveram reunidos, na tarde da última terça-feira (22), para discutir os critérios de classificação do alho.
Participaram, também, do encontro, o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV), Fábio Fernandes, a assessora da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio, Eduarda Machado, o Coordenador Geral de Temas Sanitários e Fitossanitários, Leandro Feijó e a assistente Parlamentar do Ministro Blairo Maggi, Mariana Machado.
Segundo informações do Ministério da Agricultura, há um estudo sendo feito para alterar as normas de classificação dos produtos hortícolas.
O presidente da ANAPA manifestou apoio ao trabalho e destacou que se as novas diretrizes estiverem contemplando as necessidades do setor alheiro, a ANAPA será favorável ao projeto.
“Os critérios para a classificação realmente precisam ser revistos. A cadeia do alho trabalha dentro dos padrões estabelecidos pela portaria 242, feita em 1992. De lá pra cá, muita coisa mudou no setor como um todo. Precisamos modernizar os padrões de classificação”, ressaltou Corsino.