O presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA), Rafael Jorge Corsino, discutiu com pesquisadores e técnicos do Ministério da Agricultura (MAPA) a importância da certificação do alho semente.
A reunião, que ocorreu de forma virtual, contou com a participação da coordenadora Geral de Sementes e Mudas do MAPA, Virgínia Arantes Ferreira Carpi; do chefe da Divisão de sementes da CGSM/MAPA, Bruno Magalhães; do representante do Serviço de Fiscalização de Insumos Agrícolas e Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura de Santa Catarina, Jorge Jacinto Calixto; do representante de Fiscalização de Sementes e Mudas do Ministério da Agricultura de Santa Catarina, Sérgio Ricardo de Paula Pereira; do doutor em fitopatologia, Marcelo Pavan; do pesquisador da Embrapa Hortaliças, Francisco Resende; da pesquisadora da Embrapa Hortaliças, Lenita Haber; do pesquisador EPAGRI estação experimental de caçador, Anderson Feltrim; do pesquisador EPAGRI estação experimental caçador, Renato Vieira; do pesquisador da EMBRAPA Canoinhas/SC, Elcio Hirano, e; do diretor executivo da ANAPA, Ronaldo Troncha.
Na visão do presidente da ANAPA, é necessário regulamentar a produção e comercialização do alho semente, normatizando os critérios de certificação, identidade e qualidade. “Com uma semente certificada, o produtor terá mais garantia e a validação de que o produto atende às exigências fitossanitárias”, avaliou.
Para o pesquisador Anderson Feltrim, a certificação do alho semente vem para agregar, visto que a normatização do processo, estabelecerá os padrões mínimos em cada classe de alho, garantindo mais qualidade e produtividade para a produção nacional.
“É fundamental que se faça essa normatização para regularizar o setor produtivo, sobretudo, em relação à qualidade do alho, evitando, dessa forma, evitando a propagação de viroses e outras doenças transmitidas por sementes”, explicou Feltrim.
Grupo de trabalho
A ANAPA, juntamente com os pesquisadores da Embrapa, EPAGRI e técnicos do MAPA, formaram um grupo de trabalho para discutir uma proposta de Instrução Normativa que viabilize a certificação do alho semente.