News

ANAPA alerta para super safra de alho da China

02 de fevereiro de 2017

O presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA), Rafael Jorge Corsino, anunciou que, este ano, a China vai ter uma safra de alho 20% superior a do ano passado. A declaração foi feita durante reunião no gabinete do Ministério da Agricultura, Blairo Maggi, que contou, ainda, com a participação do Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB-SC), do assessor especial do Ministro, Sérgio de Marco, do presidente da ABBA, Carlos Adalberto Carvalho Dias, e do presidente da Andaterra, Jeferson da Rocha.

“Os produtores chineses aumentaram a área plantada e o governo brasileiro precisa estar ciente deste cenário para que seja corrigido, o quanto antes, problemas no âmbito da defesa comercial, como, por exemplo, o subfaturamento e a concessão de liminares judiciais para o não pagamento do direito antidumping. Precisamos encerrar esse capítulo de uma vez por todas”, disparou Corsino.

audiencia_maggi_corsino_colatto

Rafael Corsino compactuou da máxima, declarada pelo Ministro Blairo Maggi, que classificou o mercado como uma “via de mão dupla”. Para o presidente da ANAPA, é de fundamental importância que os produtores brasileiros tenham condições de competir com o produto importado. “A manutenção do alho na LETEC e da tarifa antidumping é crucial para a sobrevida do alho nacional”, informou.

Corsino lembrou que a cadeia do alho no Brasil gera mais de 150 mil empregos e representa um PIB de R$8 bilhões por ano.