News

Alho e cebola entram na pauta do 2º Simpósio Agrotécnico de Formosa

20 de setembro de 2018

O presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA) e da Associação Nacional dos Produtores de Cebola (ANACE), Rafael Jorge Corsino, participou do 2º Simpósio Agrotécnico de Formosa, na tarde da última quarta-feira (19). O evento que tem como foco as culturas de grãos, como soja e milho, abriu espaço para o mercado de HF, sobretudo, o alho e a cebola.

Corsino ressaltou que nos últimos dois anos o consumo de hortaliças foi prejudicado pela crise econômica e que há, de forma geral, um excesso de produtos no mercado, por conta da baixa demanda e do aumento de oferta. “Sem emprego, a renda das famílias caem e o consumo diminui”, avaliou o presidente da ANAPA e da ANACE, ao destacar que apenas 40% da população brasileira consome frutas e hortaliças.

Rafael Corsino chamou a atenção para o crescimento do cultivo de hortaliças no Estado de Goiás. Segundo levantamento das entidades, a produção de alho no estado representa 29% do total da produção nacional e as culturas de cebola, batata e cenoura representam 7%, 10% e 15%, respectivamente.

Na visão do presidente, é necessário o agricultor buscar capacitação e melhores rendimentos de produção, principalmente nos momentos de crise. Ele reforçou a importância dos produtores se organizarem em entidades de classe, para dar voz às demandas do setor.

O público-alvo do simpósio é composto por engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, gerentes de fazendas, estudantes e profissionais ligados direta ou indiretamente ao agronegócio.  Além do Crea-GO, o evento tem como parceiros: a Associação dos Engenheiros Agrônomos e Técnicos Agrícolas de Formosa-GO (AEAF), Associação Brasileira de produtores de Grãos (Abrasgrãos), AR Consultoria Agronômica, Coopertinga, Coopa-DF e a Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas de Formosa de Goiás (Adif). A programação do evento conta com 16 palestras, ministradas por profissionais renomados no segmento.