News

Agricultores finalizam plantio de alho em Santa Catarina

23 de agosto de 2018

Mesmo com perdas na safra passada, área plantada será igual a de 2017

Segundo estimativa da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Santa Catarine deve ter, em 2018, uma área destinada ao plantio de alho semelhante à praticada em 2017, com 2.500 hectares. A manutenção da safra é uma surpresa já que no ano passado os resultados econômicos do plantio ficaram aquém do esperado. A área destinada ao alho nesses dois anos é 20% maior do que em 2016, o que representa um fortalecimento da produção nacional e consequente concorrência à importação.

Algumas razões podem explicar esse comportamento dos produtores no Estado. A primeira é de que a cultura do alho se consolidou em muitas propriedades nas regiões produtoras, principalmente em termos de infraestrutura de produção, como irrigação, máquinas e equipamentos. Outro aspecto apontado é a disponibilidade de “alho semente” na região, em função da baixa comercialização da safra passada. A participação de Santa Catarina na produção nacional, na última safra, foi de aproximadamente 22%, segundo o IBGE.

Em Santa Catarina, a falta de chuvas tem levado os produtores a fazer uso da irrigação, o aumenta os custos de produção. Segundo a Epagri, neste período de início da segunda quinzena de agosto, permanecem as condições  de estiagem nas regiões produtoras. Por outro lado, as previsões para os meses de agosto, setembro e outubro são de chuvas na média a acima da média.

Cenário nacional

O comércio nacional teve significativo aumento das importações do produto a partir da abertura do Mercosul, em 1995. Naquele ano, a redução da área plantada foi de 50%. Desde lá, o mercado apostou em tecnologia e redução de custos para fazer frente ao novo contexto de competitividade. Em 2017, foram importadas 159,20 mil toneladas, contra um volume de 172,97 mil toneladas em 2016, representando uma queda de 8% na importação. Em 2018, a importação tende a aumentar novamente.

Neste ano, o mercado mundial terá grande oferta do produto, o que resultará em queda de preços. Em fevereiro, o preço do quilo do alho era de US$ 1,18 no mercado internacional, subiu para U$ 1,27 em março, mas caiu de novo durante todo o primeiro semestre e fechou julho a U$ 1,04.

Participação de SC na produção nacional de alho, na última safra, foi de 22%
Fonte:http://rcnonline.com.br/economia/agricultores-finalizam-plantio-de-alho-em-santa-catarina-1.2089274