Os representantes da Associação Catarinense dos Produtores de Alho (ACAPA) estiveram reunidos com dirigentes do Estado de Santa Catarina, com o objetivo de discutir medidas para intensificar a fiscalização do contrabando de alho nas divisas catarinenses. O encontro aconteceu em Lontras (SC), na última terça-feira (20).
Os produtores cobram uma solução para o problema, devido aos constantes contrabandos de alho do exterior, principalmente da Argentina, que chegam no país de forma ilegal pelas rodovias, fora do padrão de classificação. Os representantes da ACAPA também pediram o comprimento da portaria 242.
Estavam presentes o governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira (MDB); Deputado Estadual, Jerry do Aldo (MDB), prefeito de Lontras, Marcionei Hillesheim (MDB) e o vice prefeito de Lontras, Rubens Roberto dos Santos, também representando a ACAPA.
Segundo o vice-prefeito, a reunião foi bastante produtiva. “Os representantes presentes afirmaram que cobrarão da CIDASC, órgão regulador e fiscalizador do Estado de Santa Catarina, a intensificação da fiscalização nas rodovias que fazem divisa com a Argentina”, disse.
Ainda segundo Rubens dos Santos, o município de Lontras vem investindo bastante na produção de alho e difundindo a produção no interior da cidade, o que vem gerando renda aos pequenos agricultores familiares