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A chuva tem culpa

18 de abril de 2016

A matéria intitulada “A chuva tem culpa”, divulgada pelo Jornal de Brasília, na última sexta-feira (15), aponta que a queda de produção do alho, afetou o preço do produto nos supermercados.

De acordo com a publicação, a quebra de produção acorreu tanto na China, que é o maior produtor de alho do mundo, quanto no Brasil. As chuvas do ano passado interferiram na colheita do produto nacional e reduziu a oferta de alho.

“O alho que está sendo vendido hoje nos supermercados ainda é da safra antiga. Mas, a partir de maio, o cenário deve mudar, porque começam a chegar as novas colheitas”, declarou Rafael Corsino, presidente da Anapa.

Ainda segundo o presidente da Anapa, independente do cenário econômico brasileiro, houve elevação do preço do alho chinês, devido à queda de produção e alta do dólar. Entre janeiro e março de 2015 o preço médio do alho chinês, declarado para a internalização no Brasil, ficou em US$ 10,95 cada caixa de 10kg. No mesmo período de 2016, cada caixa chegou a US$ 17,32, um aumento de 63%.