A Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), em parceria com o IPACER, lança projeto para combater a raiz rosada (Setophoma terrestris), doença que afeta significativamente a produção de alho no Brasil. A pesquisa visa testar e validar produtos biológicos e químicos capazes de reduzir a incidência dessa doença, trazendo mais segurança e eficiência para o manejo fitossanitário dos produtores.
O estudo será conduzido em uma propriedade de produtor associado à Anapa, localizada no PAD-DF ou em Cristalina, com início previsto para março de 2025. A pesquisa será realizada em campo e irá testar diferentes categorias de produtos, incluindo fitossanitários químicos, biológicos, indutores de resistência e enraizadores. O objetivo é identificar as soluções mais eficazes no combate à raiz rosada, promovendo um avanço significativo na proteção das lavouras de alho.
Além de beneficiar diretamente os produtores de alho, o projeto também oferece uma oportunidade única para as empresas fornecedoras de insumos. As empresas interessadas poderão submeter seus produtos para avaliação, contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras para o controle da doença.
As regras de participação no chamamento público e outros detalhes podem ser consultados aqui. Empresas interessadas devem manifestar interesse até o dia 15 de novembro, enviando e-mail para consultorprojetos@ipacer.com.br ou pelo WhatsApp (34) 9.9736-8384.