News

Missão Técnica dos Estados Unidos 2024: capacitação e inovação na produção de alho e cebola

29 de julho de 2024

O objetivo foi promover um intercâmbio de informações entre produtores e pesquisadores americanos e brasileiros.

Entre os dias 7 e 14 de julho, uma comitiva brasileira de pesquisadores, professores e produtores, conheceram e aprenderam mais sobre a cultura do alho e da cebola na Missão Técnica para a Califórnia, nos Estados Unidos. A viagem foi organizada a partir de um convite feito pelo Chefe-Geral da Embrapa Hortaliças, Dr. Warley Nascimento aos produtores associados à Associação Nacional de Produtores de Alho (ANAPA) e à Associação Nacional de Produtores de Cebola (ANACE).

A Missão Técnica Estados Unidos 2024 teve o objetivo de promover um intercâmbio de informações entre produtores e pesquisadores americanos e brasileiros. E para representar a Anapa e a Anace, o presidente das duas associações, Rafael Corsino e a Coordenadora de Pesquisa da Anapa, Patrícia Silva estiveram presentes na viagem.

Durante a Missão Técnica, o grupo conheceu o Sr. Robert C. Ehn, presidente da Califórnia Garlic & Onion Research Advisory Board, Associação que representa os produtores de alho e cebola da Califórnia. Na oportunidade, o presidente da Anapa e Anace, Rafael Corsino, pôde prospectar a organização de uma nova missão técnica em 2025, visando a ampliação da participação dos associados.

“Foi uma ótima integração dos produtores brasileiros com os pesquisadores da Embrapa, essa troca de informações é muito importante. Tivemos a oportunidade de conhecer outras culturas e ver o que tem sido feito de melhor na produção de alho e cebola no País”, ressaltou Corsino.

Seguindo a programação, o grupo visitou a University of California, Davis (UC Davis), onde foi feita uma apresentação pela Diretora Sênior, Melissa Haworth, pelo Professor Ron Voss e pelo Professor Daniel Geissele. Foi explicado ao grupo sobre a estrutura da universidade, apresentando um panorama da produção de alho e cebola nos Estados Unidos.

O Diretor Executivo da Sekita Agronegócios, Eduardo Sekita, foi um dos produtores que integrou a comitiva e citou a importância da viagem. “Durante a viagem, trocamos ideias do dia a dia das fazendas, um compartilhamento de informações. Esse foi um ponto que acredito que tenha sido muito interessante. Também visitamos as universidades na Califórnia, onde vimos que temos condições de ter um trabalho de pesquisa mais aguçado. A forma que eles trabalham, em parceria, parte de universidades, instituições de pesquisa e produtor, como eles são alinhados, o produtor direcionando sempre quais as necessidades até para a Embrapa também foi uma coisa bem interessante”, concluiu.

A proposta da Missão Técnica foi elaborada pensando no crescimento da produção de alho e cebola no Brasil. O Chefe-Geral da Embrapa Hortaliças, Dr. Warley Nascimento, falou sobre a importância de promover momentos como este. “Toda essa interação dos pesquisadores, produtores e professores, junto à cadeia produtiva de alho e também de outras hortaliças, foi muito proveitosa. Eles puderam ver a realidade dos Estados Unidos, embora o alho, principalmente, não seja o foco maior no Estado americano, mesmo a Califórnia sendo o maior produtor de alho do País, mas se consome pouco. Eles importam muito, são condições muito próximas do Brasil. Acho que a interação do grupo com as instituições, isso faz toda a diferença nessas missões, nessas visitas técnicas”, finalizou.

Ainda seguindo a programação da viagem, na região de Salinas, na Califórnia, a comitiva conheceu a empresa Taylor Farms, sendo considerada umas das maiores empresas fornecedoras de hortaliças frescas dos Estados Unidos. O grupo foi recebido pelo vice-presidente, Drew McDonald, que acompanhou e conduziu a visita nas intermediações da empresa, que é uma das principais fornecedoras de saladas para as redes de fast foods e supermercados do País.

Para os sócios-proprietários da Fazenda Alvorada, Silvana Wendt Amaral e João B. Amaral, participar da Missão Técnica foi muito positivo pela experiência que foi proporcionada. “Conhecemos outra cultura, outras formas de fazer, observamos que como produtores somos até superiores em algumas atividades, técnicas e rendimento operacional e que em outras áreas, ainda temos o que aprender e evoluir. Uma viagem muito enriquecedora, com o grande privilégio de estarmos em um ótimo grupo, onde puderam presenciar e entender que é possível fazer e que temos ainda muito campo para crescer e melhorar”.
Ao final da programação da Missão Técnica, os participantes visitaram o campo de produção de alho, onde observaram o enleiramento e corte do alho, na região de Firebaugh, na Califórnia. Em seguida, conheceram a empresa Sequoia Packing para acompanhar o beneficiamento do alho para o mercado fresco.

Encerrando a viagem, a comitiva retorna com saldo positivo após experiências ricas e grandes parcerias que trarão muitos benefícios para a cultura do alho e da cebola no Brasil.