O 35º Encontro Nacional dos Produtores de Alho será realizado no dia 10 de novembro, em Nova Pádua (RS), e permitirá aos produtores da região sul, que se preparam para colher a safra deste ano, a oportunidade de debater a realidade e os desafios do mercado do alho. Com o objetivo de fortalecer e aproximar produtores, entidades e parceiros envolvidos na produção dessa hortaliça, o evento ocorrerá de forma presencial e com transmissão online das atividades.
A programação contará com palestras técnicas que giram em torno do tema Panorama do Mercado do Alho, antidumping, análise e perspectiva da pesquisa e a sanidade do alho. Haverá ainda espaço para as associações estaduais e debate sobre o cenário atual de produção e comercialização da safra, além de uma feira agro com parceiros do setor.
O alho possui uma grande importância econômica para o Brasil, gerando, em média, 300 mil postos de trabalho e sendo o sustento de outras tantas famílias brasileiras que se dedicam ao seu cultivo. Atualmente, o país produz mais de 167 mil toneladas, numa área plantada de 13 mil hectares, sendo que 65% do alho consumido vem do mercado interno e o restante de outros países. Na Serra Gaúcha, cerca de 1.000 famílias são produtoras da hortaliça. Por isso, o Encontro Nacional se destaca pela importância de conscientizar os agricultores sobre o setor, além de debater temas relevantes da cultura.
O evento é realizado numa parceria entre Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (Agapa), Prefeitura Municipal de Nova Pádua e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua. Tem apoio do setor cerealista e produtores e patrocínio do Senar e Sicredi. . . 📍35º Encontro Nacional dos Produtores de Alho 📍Local: Nova Pádua – Rio Grande do Sul 📍Data: 10 de novembro de 2023