O presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), Rafael Corsino, apresentou, nesta quinta-feira (3/8), em São Paulo, os avanços e desafios da cultura do alho para garantir ao consumidor o acesso a todas às informações de rastreabilidade, ou seja, o caminho que a mercadoria percorre desde as propriedades rurais até chegada aos supermercados. A apresentação ocorreu durante o Encontro Técnico RAMA 2023, que faz parte do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos idealizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). O evento reuniu diversos atores da cadeia produtiva, como o setor de regulação, produção e distribuição.
Na ocasião, Corsino destacou os esforços dos produtores para cumprir as normas de rastreabilidade, definidas pelo Ministério da Agricultura e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “A nossa preocupação é fornecer um produto de excelente qualidade e queremos que a rastreabilidade chegue até o consumidor final, esse é o nosso foco. Temos trabalhado muito forte na organização da cadeia para que ela possa garantir a saúde dos consumidores e dos nossos colaboradores, respeitando o meio ambiente e todas as regulações que nos competem”, afirmou. O presidente da Anapa citou dois desafios principais relacionados ao tema: a falta de preservação da rastreabilidade nos supermercados e as dificuldades dos agricultores familiares em implementar as normas.
“No cerrado, praticamente todas as propriedades que cultivam alho têm rastreabilidade. A nossa dificuldade é na região sul, onde estão concentrados os pequenos agricultores. Como fazer a rastreabilidade em propriedades tão pequenas? Eles até fazem, mas ela se perde quando o comprador passa recolhendo tudo. Então, há um passo que precisa ser dado para ajudar o pequeno agricultor a fazer o dever de casa”, completou.
O presidente da Anapa falou ainda sobre o papel da associação e como está organizada a cadeia do alho no Brasil. O setor também estava representado no evento pela Fazenda Alvorada, do estado de Goiás.