News

Giro técnico promove integração entre produtores de alho e pesquisadores da Embrapa

04 de julho de 2023

A Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa) promoveu, nesta segunda-feira (3), um giro técnico em Campo Alegre de Goiás (GO), com a participação de produtores de alho da região do cerrado e pesquisadores com trabalhos nesta cultura. O evento ocorreu na Fazenda Paineiras, onde estão em desenvolvimento dois projetos de pesquisa realizados pela Embrapa em parceria com a associação. Os participantes tiveram a oportunidade de visitar os experimentos, dialogar com os pesquisadores e trocar experiências sobre manejo de nematoides e produção de alho livre de vírus. A programação contou ainda com a presença do pesquisador visitante da Embrapa Clima Temperado, Dr. Giliard Sapper, que veio de Pelotas (RS) palestrar sobre “Diagnose e Manejo do Nematoide do Amarelão do Alho”.

“A produção de alho aumentou muito nos últimos, passamos de 3 toneladas por hectare, na década de 70, para 25 toneladas por hectare. E temos condições de melhorar cada vez mais, basta aprofundarmos na busca pelo conhecimento. Ainda há muito o que aprender sobre a interação do solo, dos microrganismos e da parte fisiológica da planta, por exemplo. São muitas as oportunidades para agregar qualidade e produtividade a cultura do alho”, explicou o presidente da Anapa, Rafael Corsino. 

No evento, foram apresentados os primeiros resultados da pesquisa “avaliação do controle biológico no manejo de nematoides”, coordenada pelo Dr. Jadir Borges Pinheiro, pesquisador da Embrapa Hortaliças. A partir deste projeto, espera-se desenvolver um programa eficiente de manejo com a rotação de cultura, além de avaliar a utilização do controle biológico de nematoides na produção de alho.

O segundo protocolo implementado no local busca avaliar os impactos da semente livre de vírus, tecnologia desenvolvida pela Embrapa há mais de 30 anos para fazer a eliminação de patógenos do alho, comparando a cultivar Ito proveniente de semente livre de vírus a plantas oriundas de sementes infectadas. Neste trabalho, coordenado pelo pesquisador da Embrapa Hortaliças, Dr. Francisco Vilela Resende, estão sendo discutidos os aspectos relacionados à produção do alho semente livre de vírus e as vantagens da sua adoção pelos produtores comerciais.