Nesta sexta-feira (16/6), a cadeia produtiva do alho ganhou mais uma turma de classificadores formada e capacitada para cumprir as exigências da Portaria Mapa nº 435/2022, que define as regras de identificação e classificação do alho para comercialização. No total, 18 profissionais fizeram a parte presencial do “Curso de Capacitação e Qualificação de Classificadores de Alho e Cebola”, entre os dias 13 e 16 de junho, na Shimada Agronegócios, em São Gotardo/MG.
A formação, que é obrigatória para a obtenção da carteira de classificador e cumprimento da legislação vigente, foi realizada pela Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), em parceria com o ITR Treinamento, instituição credenciada pelo Ministério da Agricultura. Antes do curso prático, os participantes tiveram que concluir as aulas teóricas online (32 horas/aula) no site da ENAGRO.
A capacitação foi direcionada a engenheiros agrônomos, agrícolas e de alimentos, com apresentação do CREA ou outro Conselho Federal Profissional. Também puderam fazer a formação os técnicos agrícolas, em agricultura, em agropecuária, em alimentos e em agroindústria, com apresentação do CFTA ou outro Conselho Federal Profissional.
Os participantes aprenderam sobre acondicionamento, tipos de embalagens, armazenamento, coleta, além dos métodos, técnicas e procedimentos definidos como padrão oficial de classificação. Os formados poderão agora preencher e assinar o Laudo de Classificação.