Responsável pelo desenvolvimento da variedade de alho Ito, o produtor Masanori Ito, do município de Frei Rogério em Santa Catarina, será homenageado no próximo dia 28 de outubro com o 51º Prêmio Kiyoshi Yamamoto, entregue a pessoas e instituições que prestaram relevantes contribuições ao Brasil no desenvolvimento do setor agropecuário. A cerimônia de premiação ocorrerá às 19h, no Salão Nobre do Bunkyo, em São Paulo.
A indicação de Masanori Ito teve a validação e o apoio de diversas instituições, entre elas a Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), em reconhecimento a criação da variedade de semente de alho roxo, que leva seu nome e se tornou uma das mais cultivadas no país, especialmente em São Gotardo (MG). Natural de Hokkaido-Japão, Masanori Ito tem 77 anos e migrou para Brasil com sua família em 1960. Atualmente, está se dedicando na qualidade e excelência na produção de pera japonesa.
“Ficamos muito felizes em ter o senhor Masanori Ito na lista de homenageados, um homem empreendedor, sábio, observador e com visão de futuro. Ele faz parte da história do alho e ajudou a desenvolver esta cultura não apenas na região sul, mas no Brasil”, afirmou o presidente da Anapa, Rafael Corsino.
Nesta edição, também será homenageado o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, pelas suas contribuições para tornar o Brasil uma potência mundial em produção de alimentos. Aos 85 anos, Paolinelli é uma das principais referências do agro brasileiro, sendo um dos responsáveis pela criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na década de 1970 e pela revolução tecnológica que tornou o Cerrado uma das regiões mais produtivas do País.
O Prêmio Kiyoshi Yamamoto (PKY), instituído pela Associação Brasileira de Estudos Técnicos da Agricultura (ABETA), em 1965, e promovido desde 1999 pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), foi outorgado, até 2021, a 166 pessoas e instituições. Esta edição é patrocinada pela Fundação Kunito Miyasaka, Café Fazenda Aliança, Jacto, Ihara, Takii Seed, Sakata e Nutrisafra. Apoio jornais Diário Brasil Nippou e Nippon Já.
Serviço
51º Prêmio Kiyoshi Yamamoto
Dia/hora: 28 de outubro – sexta-feira – às 19h
Local: Salão Nobre – Rua São Joaquim, 381 – 2º andar – Liberdade/ São Paulo