Produtores de alho, pesquisadores e parlamentares da região sul do país se reuniram, na última sexta-feira (19), no Seminário da Cultura do Alho, realizado na cidade de Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul. O evento também contou com a participação da Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), representada pelo vice-presidente, Olir Schiavenin, a coordenadora de pesquisas, Mírian Delgado, e a gerente-geral, Tatiana Reis.
O presidente da Anapa, Rafael Corsino, enviou um vídeo para os participantes, no qual destacou as ações desenvolvidas para fortalecer a produção nacional, como a publicação da Portaria nº 435/05/2022, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que definiu as regras de comercialização do alho no Mercosul e melhorou a concorrência entre os produtores argentinos e brasileiros, especialmente os da região sul.
“É uma alegria contribuir para a realização desse evento. Além do aprendizado e da troca de experiências, é uma oportunidade de informar os produtores do sul sobre o que temos feito para defender a cultura de alho”, ressaltou Corsino.
O vice-presidente acrescentou ainda a mobilização da Anapa na questão da tarifa antidumping e da Letec. “Se não fosse a Associação Nacional dos Produtores de Alho ter batalhado para defender a produção nacional, eu não tenho dúvidas de que ela teria desaparecido porque a pressão dos importadores e dos grande grupos econômicos, muitas vezes, prevalece sobre os produtores nacionais”, ressaltou Schiavenin.
Em relação aos temas técnicos, os participantes tiveram acesso a palestras dos pesquisadores Leandro Hahn, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), que falou sobre adubação e nutrição, e Leandro Luiz Marcuzzo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, que abordou as doenças na cultura do alho. Já a agrônoma Mírian Delgado explicou as pesquisas em desenvolvimento na Anapa. Em seguida, o produtor Luiz Tanaca, falou palestrou sobre a produção de sementes.
A programação foi encerrada com uma tarde de campo, na propriedade do produtor Livonei Schio, onde os palestrantes puderam falar um pouco mais sobre o cultivo do alho e mostrar na prática quais são as novas tecnologias e o manejo necessário, para obter um bom cultivo do alho.
Organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), o seminário contou com o apoio dos sindicatos que representam os agricultores familiares das cidades de Farroupilha, Caxias do Sul, São Marcos e Flores da Cunha – Nova Pádua.